Programas de Pós-Graduação da URI Erechim elevam conceitos na avaliação da CAPES
Cursos de Ecologia, Engenharia de Alimentos e Atenção Integral à Saúde avançam de patamar e consolidam a Universidade como referência regional em pesquisa e formação acadêmica de excelência.
Os três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da URI Erechim obtiveram aumento de conceito na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada na segunda-feira, 12.
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia passou do conceito 3 para 4, enquanto os programas de Engenharia de Alimentos e de Atenção Integral à Saúde, este desenvolvido em parceria com a UNICRUZ e UNIJUÍ, avançaram do conceito 4 para 5, patamar que indica elevado nível de qualidade acadêmica no cenário nacional.
A avaliação da CAPES é um processo multidimensional que analisa todos os programas de pós-graduação do país, considerando critérios como a qualidade da formação ofertada aos estudantes e profissionais, qualidade da produção de conhecimento, a capacidade de inserção social e os impactos dos Programas para o desenvolvimento científico, social e econômico.
O avanço simultâneo dos conceitos dos três programas consolida a URI Erechim como um polo regional de pesquisa e formação de mestres e doutores, abrangendo áreas estratégicas para a sociedade: meio ambiente, saúde e agroindústrias.
Esta conquista é resultado do comprometimento e da excelência do corpo docente, que atua de forma contínua na qualificação das pesquisas, na captação de recursos e no fortalecimento da produção científica; do empenho dos gestores institucionais, que oferecem suporte estratégico, administrativo e estrutural aos Programas; e da dedicação dos discentes, cuja participação ativa, desempenho acadêmico e engajamento em atividades de pesquisa e extensão são fundamentais para a consolidação da pós-graduação.

Esses resultados reforçam a importância dos referidos Programas para o desenvolvimento da região, contribuindo com a produção de conhecimento, a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população, de forma alinhada ao papel da Universidade como agente de transformação social. Trata-se, portanto, de um reconhecimento ao trabalho integrado que sustenta a qualidade e a relevância dos Programas de Pós-Graduação da URI Erechim no cenário nacional.
Além dos três programas avaliados, a URI Erechim possui também o Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis, aberto em 2025, e que ainda não passou pela avaliação da CAPES.
Os programas avaliados continuam com inscrições abertas. O Programa de Engenharia de Alimentos inscreve até o dia 17 de janeiro; o mestrado em Ecologia até o dia 27 de janeiro; e o Programa de Atenção Integral à Saúde inscreve de forma contínua.