Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Programa Sentinela realiza primeira reunião do ano e projeta chegar a 40 municípios

No encontro, realizado na sala de reuniões do Sindilojas Alto Uruguai, também foram apresentados os resultados alcançados em 2022, dados que comprovam a assertividade e o sucesso do Programa.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
01/03/2023 18:50 – atualizado há 4 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Os membros que integram o Programa Sentinela – programa de vídeo monitoramento e cercamento eletrônico do município – realizaram, na tarde de sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a sua primeira reunião do ano. O objetivo foi realizar o planejamento da expansão do sistema neste ano de 2023, visando não somente acompanhar o crescimento do município de Erechim, mas chegar a outras regiões. No encontro, realizado na sala de reuniões do Sindilojas Alto Uruguai, também foram apresentados os resultados alcançados em 2022, dados que comprovam a assertividade e o sucesso do Programa.

Participaram da reunião representantes dos três poderes – Executivo (Décio Vicelli), Legislativo (vereador Renan Soccol) e Judiciário (Juíza Dra. Lilian Paula Franzmann) – e das três forças policiais – Polícia Civil (Fernanda Nora de Moraes), Brigada Militar (Comandante e o subcomandante do 13º BPM, Major André Konigonis e Major Maurício Paraboni Detoni) e Polícia Rodoviária Federal (Regivaldo Tonon). Também participaram representantes do Consepro (Jayme Pereira de Lima), da ACCIE (Fábio Vendruscolo), do Sindicato Rural (Clóvis Tonin, da CDL (Arlei Cavaletti), do Sesc (Sandra Mariga Bordini), do Senac (Leandro Bianchi) e das empresas parceiras Faritel e MHNET, do coordenador do Projeto Sentinela, José Gelso Miola.

Uma deliberação do grupo foi a expansão do Programa para outros municípios, o que já vêm ocorrendo há cerca de dois anos aproximadamente. A meta é chegar a 40 municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (AMUNOR) e da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), que são da área de abrangência tanto da Polícia Civil, quanto do 13º Batalhão da Brigada Militar.

PROGRAMA SENTINELA

O Programa Sentinela é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, Ministério Público, Poder Judiciário, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, Consepro, CDL Erechim, ACCIE, Sistema Fecomércio RS Sesc e Senac, Sindicato Rural de Erechim e OAB/RS (Subseção Erechim). É um sistema de vídeo monitoramento e cercamento eletrônico, que conta com mais de 300 câmaras instaladas em diversos pontos da cidade e do interior do município. No ano de sua inauguração, em 2017, o sistema contemplava 30 câmeras de alta resolução espalhadas por 10 pontos estratégicos.

As imagens, capturadas 24 horas por dia, são transmitidas em tempo real para a central de videomonitoramento instalada na Brigada Militar. Além de possibilitarem atuação mais ágil dos agentes de segurança, as imagens das câmeras do Programa Sentinela também são compartilhadas com a Polícia Civil e têm contribuído de forma significativa na solução dos mais variados casos. Estima-se que os principais índices de criminalidade reduziram em mais de 60% desde 2017.

Em 2021, a continuidade desta importante solução de segurança pública, veio com a instalação de um sistema de cercamento eletrônico com câmeras que operam com a tecnologia LPR – Leitura de Placas Veiculares (mais de 30 câmeras). Por meio deste sistema, as câmeras identificam a localização dos veículos e transmitem os dados de forma online, para o sistema da Brigada Militar de Erechim e para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. Caso alguma irregularidade seja identificada, como casos de roubo ou furto, um alerta é emitido para a Central, para que a Brigada Militar ou a Polícia Civil destinem as equipes mais próximas da ocorrência.

Mais tarde, tecnologias ainda mais robustas e eficientes foram implementadas na região, como um equipamento completo de reconhecimento facial, que opera por meio de câmeras, gravadores e um software para a gestão de imagens. Este dispositivo mapeia traços faciais e cruza com várias fontes de dados em questão de segundos, revelando a identidade das pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE