Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Programa prevê qualificação de até 100 leitos pediátricos de UTI com suporte à distância

Estado tem atualmente 256 leitos pediátricos em Unidades de Tratamento Intensivo

Ascom SES
por  Ascom SES
25/05/2022 21:44 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Para atender a demanda hospitalar de emergências pediátricas, o Governo do Estado tem um plano de contigência que prevê a expansão da capacidade de atendimento com a qualificação de até 100 leitos pediátricos intensivos com suporte à distância. A medida visa atender a demanda pelo serviço nos meses de outono e inverno.

Divulgação Ascom SES

Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 256 leitos pediátricos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), sendo 186, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano de Contingência Pediátrico proposto pela Secretaria da Saúde (SES) estabelece quatro níveis de gravidade e respectivas ações a serem desencadeadas.

O diretor do departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, explicou que o programa, anunciado na terça-feira (24/5), não visa a criação de novos leitos. O objetivo, disse, é utilizar leitos já existentes que contam com suporte técnico à distância para atender como um leito intensivo.

Para dar suporte a esses serviços nos hospitais sem UTI, a equipe médica do local contará com o apoio por telemedicina com um médico intensivista pediátrico, que discutirá os casos por chamadas de telefone e vídeo, determinando as ações a serem adotadas no acompanhamento do paciente.

Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o uso da ferramenta para dar suporte pode evitar a transferência de pacientes. “Com isso podemos até impedir que seja realizada uma transferência da criança para outro hospital de maior porte, quando, com esse suporte, ela pode ter o atendimento no mesmo local onde já está”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE