Programa PREVDROGAS da URI integra cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu
O objetivo foi promover o conhecimento científico e a conscientização sobre os riscos associados ao consumo dessas substâncias.
O Programa PREVDROGAS, da Escola de Educação Básica da URI, realizou atividades práticas e educativas de prevenção ao uso de tabaco e álcool com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi promover o conhecimento científico e a conscientização sobre os riscos associados ao consumo dessas substâncias.
Em ambas as ações, realizadas em novembro, participaram bolsistas do 1º ano do Ensino Médio da URI, Ramiro Zambonato e Mariana Baccin; a bolsista de extensão, Cailane Fátima Uavniczak, do 6º semestre do curso de Fisioterapia; as bolsistas de iniciação científica Laura Backes, do 4º semestre, e Annuara Cechett, do 6º semestre, ambas do curso de Fisioterapia; a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da URI Erechim, Luana Zambom; a professora Simone Fhynbeen, coordenadora do Ensino Fundamental II; e a professora Fernanda Dal’Maso Camera, coordenadora do Programa PREVDROGAS.

As atividades integraram o Programa de Atenção Integral à Saúde da URI Erechim, vinculado ao Programa de Extensão e Pesquisa, que busca aproximar diferentes áreas do conhecimento e promover o trabalho interprofissional desde a educação básica até a pós-graduação. O envolvimento contínuo de bolsistas em diferentes níveis de formação fortalece a troca de saberes, amplia a visão acadêmica e contribui para uma formação mais completa, comprometida com a comunidade e com a promoção da saúde.
A primeira ação foi desenvolvida em conjunto com o curso de Engenharia Química, conduzida pelo professor Rogério Dallago, juntamente com Anderson Berti Pagliari, químico industrial e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da URI. A iniciativa abordou o tema “Os efeitos da inalação de cigarros com e sem filtro”, comparando diferentes tipos de cigarro. A aula prática despertou reflexões importantes sobre os riscos do tabagismo e os danos causados ao organismo.
Outra ação realizada foi a atividade sobre “Os efeitos do álcool no fígado”, desenvolvida em conjunto com o curso de Medicina Veterinária da URI. A proposta possibilitou aos estudantes compreender como o consumo de álcool afeta o fígado, causando danos como inflamação, acúmulo de gordura e alterações estruturais. Foram apresentados modelos anatômicos e imagens comparativas entre fígados saudáveis e fígados comprometidos pelo uso abusivo de álcool. Nessa atividade, houve a participação dos professores do curso de Medicina Veterinária, professor Rodrigo Grando, doutorando do Programa de Engenharia de Alimentos da URI Erechim, e da professora Daniela Oliveira.
Essa integração entre os cursos fortalece a interdisciplinaridade e permite que diferentes áreas da saúde contribuam para uma educação mais completa e impactante para os jovens.
As ações realizadas pelo Programa PREVDROGAS, pelos cursos de graduação e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGAIS) da URI Erechim são de extrema importância, pois evidenciam o papel fundamental da interdisciplinaridade na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo a troca de saberes, a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de práticas educativas mais qualificadas e socialmente relevantes.
Esse modelo de atuação conjunta promove o protagonismo estudantil, incentiva o desenvolvimento acadêmico e fortalece a cultura de pesquisa e extensão dentro da instituição. Além disso, capacita futuros profissionais para o trabalho integrado, competência essencial para a atuação na área da saúde.
O Programa de Atenção Integral à Saúde da URI Erechim, que sustenta essas iniciativas, reforça o compromisso da universidade com uma formação humanizada, crítica e multiprofissional, contribuindo de maneira significativa para a promoção da saúde na comunidade escolar e regional.
A professora Fernanda Dal’Maso Camera, coordenadora do Programa PREVDROGAS, destaca a importância dessas vivências, que unem teoria, prática e interdisciplinaridade, aproximando os estudantes da realidade científica e fortalecendo ações preventivas em saúde.