Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Programa Guaritas fiscaliza transporte de produtos de origem animal e vegetal na divisa com SC

O programa atua em mais de 500 quilômetros de extensão, abrangendo 97 municípios na divisa entre os dois Estados.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
17/03/2021 12:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Quem transitar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e for abordado pelas equipes do programa Guaritas vai receber um folheto explicativo. No material, são apresentadas informações sobre a ação e de que forma contribui para a segurança da saúde da população, dos rebanhos e do agronegócio gaúcho.

O programa Guaritas é uma parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) com as forças de segurança e tem o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa-RS). O objetivo é fazer abordagens em veículos que possam estar transportando produtos de origem animal e vegetal, além de animais e insumos, de forma irregular. O programa atua em mais de 500 quilômetros de extensão, abrangendo 97 municípios na divisa entre os dois Estados.

Divulgação

O chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da Seapdr, Francisco Lopes, explica que a distribuição do folheto tem a finalidade de esclarecer o porquê da fiscalização. “Para quem está dentro das normas, não há nenhum aborrecimento. Nosso objetivo é surpreender os mal-intencionados, que usam rotas alternativas para o transporte ilegal”, afirma.

O Fundesa investiu quase R$ 90 mil para a aquisição de kits de barreiras móveis e equipamentos de segurança. A ação faz parte das medidas adotadas em reforço à vigilância agropecuária com foco no avanço de status sanitário do Estado.

O programa recebeu este nome porque a fiscalização vai das guaritas de Torres até a Barra do Guarita. Foi inspirado no programa Sentinela, que tem a área de abrangência na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina.

Fundo criado pelas cadeias de produção e genética da avicultura, suinocultura, pecuária de corte e pecuária de leite, o Fundesa tem a finalidade complementar ações de desenvolvimento e defesa sanitária animal no Estado.

• Clique aqui e acesse pdf do folheto distribuído para explicar o projeto Guaritas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE