Programa Erechim Mais Verde dá continuidade às ações de educação ambiental em escolas e empresas
Separar, embalar e descartar, corretamente, os resíduos secos e orgânicos, tem impacto real e positivo para meio ambiente, indivíduo e sociedade.
A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Erechim, realiza, ao longo do ano, em escolas e empresas, diversas palestras de conscientização ambiental e Trilhas Ecológicas no Parque Natural Municipal Longines Malinowski. O objetivo é orientar, de forma lúdica, crianças, jovens, adultos e grupos da terceira idade, sobre a importância da reciclagem e a necessidade de cuidar da natureza.
As mais recentes foram realizadas para funcionários da Creral, na sede da cooperativa, e na Escola Adventista de Erechim, para alunos do 3°, 4° e 7° anos. Esta iniciativa integra o Programa Erechim Mais Verde e visa construir um futuro sustentável para Erechim, com mais qualidade de vida para a população.

A palestra é dividida em vários momentos e com apresentação dos conceitos centrais do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, reciclagem, cores das lixeiras, dicas, problemas atuais e desafios, coleta seletiva, definição dos tipos de resíduos, logística reversa, curiosidades, associações de recicladores, entre outros assuntos.
Tempo de decomposição
Num dos temas abordados, a equipe de Educação Ambiental mostra o tempo que cada resíduo leva para se decompor na natureza. Por exemplo, papel de três a seis meses, pano de seis meses a um ano, filtro de cigarro mais de cinco anos, madeira pintada mais de 13 anos, náilon mais de 20 anos, metal mais de 100 anos, alumínio mais de 200 anos, plástico mais de 400 anos, vidro mais de mil anos e borracha não tem tempo determinado, pode levar mais de mil anos.

Logística Reversa
Outro ponto importante da palestra, dentro da Plano Nacional de Resíduos Sólidos, é a Logística Reversa, em que os resíduos precisam ser levados nos estabelecimentos em que foram adquiridos. Por exemplo, lâmpada fluorescente deve ser entregue na loja, ferragem, em que foi comprada, assim como pneus, latas de tintas, medicamentos vencidos e radiografias. Seringas devem ser levadas para a Unidades Básicas de Saúde (UBS). As pilhas têm pontos específicos distribuídos pela cidade, como Prefeitura, hospitais, escolas, universidades, institutos, UBS, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e comércio local.
Outros resíduos
Com relação aos restos de construção civil o responsável precisa contratar um tele-entulho, no caso das placas solares, o proprietário deve entrar em contato com o fornecedor deste produto. Detalhe, o óleo de cozinha pode ser reaproveitado se for levado na entidade, Cantinho da Luz, localizada na Rua João Gabriel Aparício Gomes, número 22, Bairro Frinape, que vai beneficiar este resíduo e transformá-lo em sabão.
Os resíduos devem ser separados e embalados corretamente e descartados em lixeiras próprias, jamais em lixeiras públicas ou no canteiro central. Isso é muito importante para que a coleta seletiva seja eficiente.
Associações de recicladores
A equipe explica que o lixo reciclável (seco) vai para as associações onde é feita triagem e a comercialização deste material. Lá se transforma em trabalho e renda, dignidade para mais de 100 famílias em Erechim. Já o lixo que não é reciclável (orgânico) tem como destino o Aterro Sanitário e não passa por nenhum processo de reutilização.
Transformação real
A Equipe de Educação Ambiental ressalta que reciclar transforma, realmente, a cidade, contribui para preservação dos recursos naturais. A reciclagem diminui o consumo de água, energia, florestas, gera menos poluição ambiental. O desafio no município de Erechim é aumentar o percentual de material reciclado, melhorando a separação dos resíduos em casa, secos e orgânicos, diminuindo a quantidade de resíduos contaminados, que acabam virando rejeito.
Consciência ambiental
O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, afirma que separar, embalar e descartar, corretamente, o lixo da residência, tem impacto real positivo para o meio ambiente, indivíduo e sociedade. "Cada resíduo separado, cada item orgânico destinado para o lugar certo, ajuda muito na proteção de quem trabalha na triagem, aumenta o percentual de reciclagem, reduz o envio de material para o aterro, diminui a poluição e emissão de gases nocivos, enfim, protege a natureza, fortalece a economia circular e gera sustentabilidade. O lixo que não é reciclado polui solo, água e ar, ameaça animais e pessoas, além de intensificar as mudanças climáticas", ressalta.
O prefeito em exercício, Flávio Tirello, destaca que mais de mil estudantes, funcionários de empresas, grupos da terceira idade, de Erechim e região, participaram das palestras e trilhas de conscientização ambiental, em 2025. "Este programa é extremamente importante, porque a reciclagem requer, permanentemente, Educação Ambiental. Ela orienta a população, tira dúvidas, mostra os efeitos negativos se não houver a reutilização do lixo. Mas, principalmente, a Educação Ambiental tem a função de formar pessoas mais conscientes e engajadas com a sustentabilidade", observa.
Fotos: SMMA PME