Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Programa do IRPF 2020 estará disponível para baixar a partir desta quinta

Entrega da declaração deverá ser feita entre 2 de março e 30 de abril.Neste ano a declaração é pré-preenchida para quem tem certificado digital.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
19/02/2020 17:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Receita Federal divulgou na tarde desta quarta-feira as regras para o preenchimento e o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 (IRPF), além de explicar sobre o funcionamento do Programa da Declaração de IR da Pessoa Física deste ano.

O programa estará disponível para download a partir desta quinta-feira. Para envio da declaração, não é necessário instalar o programa de transmissão da Receitanet porque esta funcionalidade já está habilitada no IRPF 2020. O prazo de entrega começa dia 2 de março e termina dia 30 de abril.

A novidade deste ano é a declaração pré-preenchida para quem tem certificado digital. Ela será feita de forma automática pelo programa com base nos dados que a Receita tem sobre o contribuinte. Caso discorde das informações, ele poderá fazer a alteração manualmente no documento. 

“A partir de agora a declaração já vem pré-preenchida com os dados que a Receita tem. Isso está em linha com as Receitas do mundo”, diz Decio Rui Pialarissi, subsecretário da Receita Federal.

Para Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita, a declaração pré-preenchida ajudará o contribuinte a evitar erros: “Quem tiver certificado digital no próprio programa faz a pre-preenchida. Ele pode ajustar, acrescentar e excluir. Isso ajuda muito aquele que quer ter cuidado maior pra evitar erro na entrega. Antes ele precisava entrar no E-cac da Receita e gerar um arquivo. Hoje se ele tiver o certificado o programa faz isso por ele”, explica.

Outra novidade é a antecipação de pagamento dos lotes de restituição. Até o ano passado, a liberação era feita a partir do dia 15 de junho e seguia a sequência de dias 15 de cada mês até dezembro. O número de lotes também caiu de sete para cinco.

As datas de restituição do IR 2020 ficaram assim:

• 1º lote: 29 de maio

• 2º lote: 30 de junho

• 3º lote: 31 de julho

• 4º lote: 31 de agosto

• 5º lote: 30 de setembro

Também começa a valer neste ano a proibição da dedução de gastos com empregados domésticos pela Receita Federal.

Deduções permitidas no IR 2020:

Na declaração do Imposto de Renda 2020, o contribuinte poderá deduzir:

• R$ 2.275,08 (dependentes);

• R$ 3.561,50 (instrução);

• Até 12% de rendimentos tributáveis por previdência complementar; 

• Até 6% do imposto devido para doação para criança e adolescente e para idoso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE