Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Programa de extensão da UFFS desenvolve projeto arquitetônico para centro assistencial moçambicano

O projeto foi desenvolvido por meio de reuniões on-line

Ascom UFFS - Campus Erechim
por  Ascom UFFS - Campus Erechim
29/09/2020 15:46 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O programa de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim “Arquitetura e Cidade: uma proposta decolonizadora” desenvolveu, em parceria com as universidades moçambicanas Wutivi (UniTiva) e Eduardo Mondlane (UEM), um projeto arquitetônico para a nova sede do centro de ajuda e acolhimento Hakumana.

O Centro Hakumana é uma entidade situada em Maputo, capital de Moçambique, país localizado no sul do continente africano, e que atende crianças e adultos soropositivos, promovendo ações de orientação, assessoria, integração social e pesquisa relacionadas ao vírus HIV. O projeto desenvolvido em parceria entre as universidades contempla a nova sede, que será construída em Impaputo e atenderá comunidades do interior.

De acordo com o coordenador do programa de extensão e orientador do projeto, professor Murad Vaz, o trabalho é um desdobramento da oficina internacional “O papel social da Arquitetura: debate e ação”, realizada em Moçambique, em julho de 2019. O evento foi concebido em parceria entre o projeto de pesquisa da UFFS “Maputo: reflexões compartilhadas”, coordenado pelo docente, a Wutivi (UniTiva) e o Centro Hakumana, que promoveram e sediaram o evento, a UEM, os Arquitetos Sem Fronteiras e a arquiteta e pesquisadora portuguesa Silvia Jorge.

Ao longo de quatro dias estudantes de arquitetura e urbanismo participaram de palestras, mesas redondas, trabalho de campo e de criação e projeto em ateliê, e tiveram assessoramento de docentes, pesquisadores e técnicos das instituições envolvidas. Na ocasião, foram desenvolvidas uma série de propostas projetuais para a nova sede da instituição.

“Em 2020, as discussões e propostas desenvolvidas em 2019 foram retomadas para concepção e criação do atual projeto”, explica Murad. Nesta etapa, estão participando os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim, Gustavo Augusto Tomé Rocha, Luana de Lima Bueno, Pietra Picolo Antunes e Thaiz dos Santos Oliveira, e da Wutivi (UniTiva), Cláudia Mondlane, além da arquiteta e urbanista egressa da UFFS, Cila Fernanda Silva. O projeto foi desenvolvido por meio de reuniões on-line diárias, e contou com orientação do professor Murad e assessoramento dos professores da UEM, Remigio Chilaule, da Wutivi (UniTiva), Daiane Bertoli, e da responsável pelo Hakumana, irmã Rute Mesquisa.

Murad destaca que o grupo aprofundou “estudos sobre como as pessoas se apropriam dos diferentes espaços, as diversas possibilidades da arquitetura como espaço para a vida humana, os materiais locais, técnicas construtivas e soluções para a amenização do clima, fortalecendo a pesquisa em arquitetura e urbanismo, o reconhecimento de diferentes contextos e reforçando a extensão como atividade formativa e de troca de informações e diálogos”.

Em função do clima e da vegetação típica da região, o projeto priorizou uma edificação com telhado solto e pátio interno, para ventilação constante e cruzada. “Precisamos também trabalhar com baixo orçamento, então priorizamos materiais e técnicas simples, como tijolo, bloco de concreto, elementos vazados para ventilação permanente. Pequenos vãos e aberturas padronizadas também foram escolhidos para diminuir os custos”, conta o docente.

O projeto já foi enviado ao Centro Hakumana, com tabelas de quantificação, para que seja realizada a orçamentação e a obtenção de recursos para a realização da obra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE