Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Programa da Prefeitura de Aratiba incentiva irrigação e fertirrigação

O IRRIGA ARATIBA é uma iniciativa que vai beneficiar produtores que queiram investir em irrigação e fertirrigação em suas propriedades.

Ascom Aratiba
por  Ascom Aratiba
03/11/2021 09:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A prefeitura de Aratiba acaba de lançar um importante programa de fomento à agricultura do município: O IRRIGA ARATIBA, que faz parte das ações do plano de governo do prefeito Gilberto e do vice Carbonera.

Trata-se de uma iniciativa que vai beneficiar produtores que queiram investir em irrigação e fertirrigação em suas propriedades.

A prefeitura vai subsidiar 25% do valor que o produtor terá para fazer seu projeto, até um limite de R$ 250 mil reais por propriedade.

Os primeiros projetos já foram encaminhados e tem até produtor que já colocou em prática seus investimentos. Um dos beneficiados pelo programa é o produtor Claudir Baioco. De acordo com ele, um dos problemas enfrentados por criadores de suínos é o descarte correto dos dejetos e o sistema auxiliará neste sentido. “O sistema que instalamos vai possibilitar distribuir o dejeto na propriedade, adubando o solo que usaremos para pastagens, além claro, de quando necessário fazermos a irrigação da área. É um programa fundamental para nós, vai ajudar muito a agricultura”, ressalta ele que além de atuar na suinocultura, também possui criação de gado de corte.

O secretário de Agricultura de Aratiba, Joarez Miechuanski salienta que este é um relevante investimento da Administração Municipal no agronegócio. “É uma maneira pode ampliar o potencial produtivo das propriedades. Temos muitos recursos hídricos e de dejetos suínos que podem ser aproveitados pelos nossos produtores”, explica.

A irrigação é feita a partir de água que é lançada nas lavouras. Já a fertirrigação tem um processo semelhante, só que leva até a lavoura os dejetos de suínos, sem a necessidades de transporte dos mesmos por máquinas e outros implementos.

“Nós vínhamos tendo custos elevados no auxilio aos produtores na questão dos dejetos suínos, ocupando caminhos de distribuição para levar o dejeto até a lavoura. Com este programa, os custos da prefeitura acabam sendo menores e mais eficazes”, amplia o secretário.

Produtores que desejarem acessar o programa devem buscar mais informações diretamente na Secretaria de Agricultura de Aratiba.

Estima-se que uma lavoura irrigada e fertirrigada pode render até 200% a mais no caso do milho ou até dobrar a produção de pastagens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE