Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Programa Bolsa Juventude Rural divulga lista de habilitados e abre prazo para recurso

A partir da publicação no DOE, os estudantes têm prazo de cinco dias úteis para recorrer, no site do programa.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
13/10/2020 21:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), recebeu a inscrição de 1.169 jovens estudantes este ano. A lista publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial do Estado apresenta os nomes dos candidatos habilitados, inabilitados e daqueles que não se enquadram nos requisitos definidos pelo programa.

O número de inscritos é 1,4% maior do que em 2019, quando 1.152 jovens buscaram o apoio do Estado para manter os estudos e desenvolver projetos produtivos nas propriedades da agricultura familiar. A partir da publicação no DOE, os estudantes têm prazo de cinco dias úteis para recorrer, no site do programa.

A lista de candidatos pode ser conferida aqui.

São 471 bolsas de R$ 200 mensais, pagas por um período de 10 meses. A contratação é feita por meio do Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais), com recursos do Estado, operados pelo Badesul.

O programa

O programa prevê 200 bolsas para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 271 para alunos do 3º ano do Ensino Médio, com idades entre 15 e 29 anos.

O auxílio é pago a alunos matriculados em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário que trabalham com a pedagogia de alternância. Essa pedagogia prevê que o aluno fique uma semana na escola e uma semana em casa. A maior parte dos jovens que estudam nessas escolas permanecem no campo, garantindo a sucessão rural.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE