Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Professores Alice Teresa Valduga, Clarice Stefens e Itamar Luís Gonçalves no Congresso Sul-Americano da Erva-Mate
Educação

Professores da URI ministram palestras no VIII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate

O evento, de relevância internacional, ocorre a cada três anos, alternando entre os quatro principais países consumidores de erva-mate: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Secom URI
por  Secom URI
18/09/2023 19:46 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Os professores da Universidade Regional Integrada do Alto-Uruguai e das Missões (URI Erechim), Alice Teresa Valduga, Clarice Stefens e Itamar Luís Gonçalves, participaram do VIII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate, realizado em Hohenau, Paraguai, de 29 de agosto a 1º de setembro. O evento, de relevância internacional, ocorre a cada três anos, alternando entre os quatro principais países consumidores de erva-mate: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A edição anterior do Congresso foi sediada na URI Erechim, sob a coordenação da Professora Alice Teresa Valduga.

Os professores da URI contribuíram de maneira significativa para o congresso, apresentando três palestras que abordaram diversos aspectos da erva-mate. A Professora Alice ministrou a palestra "Uma Visão Geral da Produção Científica em Erva-Mate Usando Ferramentas Bibliométricas", a qual envolveu o primeiro mapeamento completo da produção científica em erva-mate.

Já o Professor Itamar compartilhou conhecimentos na palestra "Explorando Propriedades Biológicas e Metabólitos Ativos na Erva-Mate: Regeneração, Fotoproteção e Outras Atividades.", onde foram discutidas possibilidades de explorar metabólitos primários e secundários presentes na erva-mate para a busca de novos produtos, voltados principalmente para cicatrização e fotoproteção.

Por outro lado, a Professora Clarice trouxe valiosas novas possibilidades de uso da erva-mate, na palestra "Erva-Mate em Novos Produtos: Uma Tendência Alimentícia com Benefícios Nutracêuticos Relacionados aos seus Efeitos Antioxidantes". Essas duas últimas palestras abordaram resultados de muitas pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas na URI Erechim.

Uma quarta conferência, sobre a "Composição Química Elementar da Erva-Mate: Importância dos Fatores que a Afetam", foi ministrada pelo professor Antonio Carlos Motta, da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Ele abordou análises do teor de minerais presentes nas folhas de erva-mate e nos solos, utilizando amostras coletadas no sul do Brasil, na Argentina e no Paraguai. Esses dados constituíram parte da pesquisa de dissertação e tese do ex-aluno do PPG-Ecologia da URI Erechim, Ederlan Magri, que teve a Professora Alice Teresa Valduga como coorientadora.

Além das palestras, o congresso também foi uma oportunidade para a apresentação dos resultados de pesquisas desenvolvidas na URI Erechim. Esses estudos abrangeram uma ampla gama de tópicos, incluindo atividades farmacológicas da erva-mate, o desenvolvimento de novos produtos e processos envolvendo a erva-mate e a segurança alimentar relacionada ao seu consumo.

O destaque alcançado pelos professores da Universidade reforça o compromisso em contribuir para o avanço do conhecimento relacionado à erva-mate, uma planta de grande importância social, cultural e econômica na América do Sul. O VIII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate serviu como ambiente para a colaboração internacional e a troca de conhecimentos, fortalecendo os laços entre pesquisadores desse valioso recurso botânico.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE