Professora da URI participa de congresso internacional e apresenta caso clínico com Fotobiomodulação Transcraniana
Márcia Bairros de Castro destaca avanços científicos na auriculoterapia e laserterapia, técnicas integrativas reconhecidas mundialmente.
A professora Márcia Bairros de Castro, do Curso de Fisioterapia da URI, participou, entre os dias 11 e 14 de setembro, do Congresso Internacional de Auriculoterapia Neurofisiológica e Laserterapia, realizado em São Paulo. Com formação em ambas as técnicas, Márcia apresentou um caso clínico no qual utilizou a Fotobiomodulação Transcraniana.

Esses novos modelos de tratamento vêm sendo amplamente estudados e cientificamente comprovados no meio acadêmico nacional e internacional. As técnicas terapêuticas, que empregam equipamentos de LED e LASER, são indicadas para diversas condições, como doenças neurológicas, dor crônica, doenças autoimunes, distúrbios do sono, burnout e estresse oxidativo, entre outras.

A professora ressalta a importância do avanço científico nos cuidados integrativos, lembrando que a auriculoterapia já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, enquanto a Fotobiomodulação (também chamada de Laserterapia) complementa e potencializa sua eficácia terapêutica. A possibilidade de mensurar e publicar resultados fortalece a pesquisa aplicada e consolida essas novas abordagens, que consideram o ser humano de forma integral.