Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Professora assassinada em escola já tinha denunciado namorado à polícia por ameaça de morte

Vítima registrou boletins de ocorrência contra o então namorado em 2017 e 2019

NSCTotal
por  NSCTotal
20/02/2020 10:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A professora Elenir de Siqueira Fontão, 49 anos, assassinada a facadas nesta quarta-feira (19) pelo ex-namorado dentro da escola onde era diretora, no Campeche, em Florianópolis, já tinha denunciado o autor do crime à polícia por ameaças e agressão sofridas durante o relacionamento.

Escola onde o crime ocorreu, no bairro Campeche, em Florianópolis(Foto: Clarissa Batistella, Diário Catarinense)

O feminicídio aconteceu na tarde desta quarta. O autor, de 40 anos, foi preso em flagrante logo em seguida. O homem, que apresentava ferimentos, foi conduzido ao Hospital Celso Ramos, no Centro de Florianópolis, onde passou a noite.

Há pelo menos dois boletins de ocorrência registrados por Elenir contra o então namorado. No primeiro, em novembro de 2017, a professora procurou a delegacia da comarca de Palhoça, na Grande Florianópolis, para denunciá-lo após ter sofrido ameaças de morte. Ela relatou que havia sido ameaçada durante uma discussão na casa do autor.

No outro caso, em novembro de 2019, a vítima denunciou o então namorado na Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente (Dpcami), também em Palhoça, novamente por ameaças, e dessa vez também por agressão. A violência teria ocorrido em um posto de combustíveis da cidade. Ela relatou ainda que o homem teria furtado o carro dela.

Segundo a delegada Daiana da Luz, da Dpcami de Palhoça, em ambos os casos os boletins de ocorrência não geraram investigações da polícia porque as denúncias foram tratadas como ameaças, pois a vítima não apresentava lesões. Nessas situações, a abertura de inquérito depende da representação da mulher, mas a professora preferiu não dar prosseguimento aos casos.

A delegada Patrícia Zimmermann D'Ávila, coordenadora das Dpcamis em Santa Catarina, reforça a importância de que as vítimas representem contra os autores de ameaças para que os crimes possam ser investigados.

— A polícia só pode instaurar o inquérito por ameaça se a vítima representar, ou seja, dar a autorização legal para o Estado fazer a investigação. Por isso a importância de alertar sobre isso, para que as vítimas tenham consciência da necessidade de intervenção nesse momento. Uma ameaça pode, sim, terminar em feminicídio — comentou a delegada.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE