Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Professor que enalteceu ataque em Blumenau terá que usar tornozeleira eletrônica

Docente ainda será intimado e terá 48h para passar a usar o equipamento

NDMais
por  NDMais
09/04/2023 20:42 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O professor de Joinville, no Norte do Estado, que teria enaltecido o ataque em Blumenau vai ter que usar tornozeleira eletrônica. Ele também está impedido de dar aula ou chegar a menos de 50 metros de qualquer escola, sendo ela pública ou privada. A decisão dada neste domingo (9) pelo juiz de plantão Yhon Tostes, diretor do Foro da comarca de Joinville.

Caso aconteceu em escola estadual localizada no Jardim Iririú, em Joinville – Foto: Maikon Costa/ND

De acordo com a decisão que o ND+ teve acesso, o docente está proibido de manter contato (por qualquer meio de comunicação) com qualquer estudante que tenha sido seu aluno ou presenciado os fatos. Ele também não pode chegar a menos de 50 metros dos estudantes.

A decisão do juiz Yhon Tostes ainda destaca que deve ser feita uma “competente e cautelosa apuração administrativa e policial sobre os gravíssimos relatos apresentados”. O docente ainda será intimado e terá 48h para passar a usar o equipamento de monitoramento.

De acordo Vinícius Ferreira, delegado responsável pelo caso, as testemunhas vão começar a ser ouvidas a partir desta segunda-feira (10).

O objetivo da suspensão do professor é para garantir que as investigações sejam feitas sem interferências. “Foi feita uma representação de urgência e as investigações seguem em andamento para esclarecer o caso”, conta o delegado. O episódio não está mais em segredo de justiça.

Entenda

Em um vídeo que tem circulado nas redes sociais, o professor apoia o ocorrido em Blumenau e sugere atos de violência. A reação dos alunos é de revolta. “Absurdo”, diz uma estudante.

Conforme relato de outros alunos, além desta fala violenta, o professor em questão já agiu diversas vezes com posturas de agressividade e teria, inclusive, agredido um estudante e virado uma carteira em outro aluno. O docente também teria se gabado das agressões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE