Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Produção industrial cresce no RS apesar da falta ou alto custo das matérias-primas

Pesquisa da FIERGS revela desempenho acima da média para o período.

Assessoria Fiergs
por  Assessoria Fiergs
03/11/2021 20:25 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os índices da produção industrial, do emprego e a capacidade instalada cresceram, em setembro, segundo a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nessa quarta-feira (3), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). A produção atingiu 53,8 pontos, e revela elevação em relação a agosto, a quinta consecutiva. O desempenho foi bem melhor ao esperado pela sazonalidade, que é de queda no período – a média histórica do nono mês do ano é de 48,4 pontos. “Nos últimos 16 meses, apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, em apenas dois, dezembro de 2020 e abril de 2021, a atividade não cresceu. Demonstra que, apesar de continuarem as restrições em função da escassez ou alta nos preços dos insumos, a indústria gaúcha começa a firmar sua retomada”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

JON KLINE/DIVULGAÇÃO/JC

O emprego também segue a mesma dinâmica: o índice chegou a 53 pontos em setembro, quando a média do mês costuma ser de 49,2. A criação de vagas na indústria gaúcha avança ininterruptamente desde julho de 2020. Os indicadores variam de zero a cem pontos, sendo que valores acima de 50 representam aumento na comparação com o mês anterior.

O aquecimento da atividade industrial no Estado é confirmado também pela utilização da capacidade instalada (UCI). Em setembro, atingiu 75%, nível igual ao de agosto, mas o maior para o mês desde 2013 e superior ao da média dos mesmos meses (71,1%). Os empresários consideraram a capacidade utilizada muito próxima do normal para o mês. Aos 49,8 pontos, o índice de UCI em relação à usual está perto da linha divisória dos 50.

Já o índice de evolução dos estoques ficou em 51,7 pontos no mês, crescimento em relação a agosto. O índice de estoques em relação ao planejado, por sua vez, registrou 49,9 pontos. Praticamente na marca dos 50, mostra estoques no nível desejado pelas empresas.

PROBLEMAS 

A falta ou alto custo da matéria-prima continua, na visão dos empresários que responderam à pesquisa, como o grande problema enfrentado pela indústria gaúcha no terceiro trimestre, com 70% das assinalações, 5,1 pontos percentuais menos do que no segundo. O item é o maior entrave desde o terceiro trimestre de 2020. A elevada carga tributária, apontada por 33,2% das empresas, a taxa de câmbio, por 30%, e a demanda interna insuficiente, por 21,4%, se mantiveram na segunda, terceira e quarta posições como as principais dificuldades no período, seguidas da falta ou alto custo da energia elétrica e da falta de trabalhador qualificado.

Ao analisar as condições financeiras das empresas, a Sondagem mostra insatisfação com a margem de lucro e menor satisfação com as condições financeiras no terceiro trimestre. Os índices alcançaram 47 pontos (+0,3 ante o segundo trimestre) e 52,3 (-1,6 ante o mesmo período), respectivamente. De acordo com a pesquisa, o acesso ao crédito ficou ainda mais difícil: o índice atingiu 42,8 pontos, 1,3 menor que no trimestre anterior. Nesse caso, quanto mais abaixo dos 50 pontos, maior a dificuldade.

Quanto aos próximos seis meses, todos os índices que medem as expectativas dos empresários continuaram acima de 50 no levantamento realizado entre 1º e 15 de outubro, indicando perspectiva de crescimento. Mas, com exceção das exportações (56,2 pontos, +0,7 ante setembro), recuaram demanda (59,8 pontos, -2,1), emprego (56,1 pontos, -0,3) e compras de matérias-primas (58,4 pontos, -2,1).

Pelo terceiro mês consecutivo, diminuiu a propensão do empresário gaúcho a investir. Em outubro, o índice de intenção de investimento caiu um ponto frente a setembro, para 57,8. Mesmo assim, 64,5% dos empresários mostram disposição para isso nos próximos seis meses.

A Sondagem Industrial foi realizada com 220 empresas, sendo 41 pequenas, 75 médias e 104 grandes. Acompanhe a pesquisa completa aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE