Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Produção industrial brasileira fecha 2020 com queda de 4,5%

Na passagem de novembro para dezembro, a produção industrial avançou 0,9%.

O Sul
por  O Sul
02/02/2021 13:54 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A produção industrial brasileira encerrou 2020 com um tombo de 4,5%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (02) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse foi o segundo ano de recuo da indústria nacional e o pior resultado desde 2016.

A queda acumulada no ano ocorreu apesar de a produção industrial ter registrado, em dezembro, o oitavo mês seguido de alta. “É claro que há uma melhora da produção industrial, mas ainda há muito espaço para ela crescer e não é em função das perdas provocadas pela pandemia, inclusive, porque este é o segundo ano seguido de queda”, enfatizou o gerente da pesquisa, André Macedo.

De acordo com o IBGE, as quatro grandes categorias econômicas da indústria tiveram resultados negativos: bens duráveis (-19,8%), bens de capital (-9,8%), bens de consumo (-8,9%) e bens intermediários (-1,1%).

A queda de bens duráveis foi puxada, segundo o IBGE, pela fabricação de automóveis, que recuou 34,6% no ano. Considerando o segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias, a queda foi de 28,1%.

Na passagem de novembro para dezembro, a produção industrial avançou 0,9%, completando oito meses seguidos de alta. Neste período, o setor acumulou ganhos de 41,8%, eliminando completamente a perda acumulada de 27,1% nos meses de março e abril, auge da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE