Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Procuradoria Especial da Mulher promove campanha para frear escalada de violência

O propósito é disseminar informações e orientações que possam contribuir para reduzir as estatísticas de feminicídios e estupros

Assessoria AL/RS
por  Assessoria AL/RS
29/07/2022 11:12 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Motivada pelo incremento da violência de gênero nos dois últimos anos, a Procuradoria Especial da Mulher lançou a campanha Em Defesa da Vida das Mulheres, que foi destaque no primeiro semestre de 2022.

O propósito é disseminar informações e orientações que possam contribuir para reduzir as estatísticas, segundo as quais ocorrem 2451 feminícidios e 100.398 estupros no país durante a pandemia.

Procuradora especial da Mulher, Sofia Cavedon, durante ato em defesa da vida das mulheres/Foto:Joaquim Moura

Além da cartilha Transformando Leis em Igualdade –Guia da Lei 11340/2006 – Maria da Penha, a iniciativa engloba uma série de ações, como o curso de formação de articuladoras de práticas pedagógicas não-sexistas, em parceria com a UFRGS, PUC-RS e a UNIPAMPA, e a produção pela TV Assembleia de interprogramas para divulgar a legislação sobre os direitos das mulheres e as formas de violência.

Também está em andamento uma consulta pública para colher sugestões de ações, leis e iniciativas com o objetivo de ampliar a defesa das mulheres e a exibição da série Confessionário - Relatos de Casa (com criação, direção e roteiro de Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol) na TV AL.

Composta por nove episódios, apresenta casos reais, ocorridos no contexto da pandemia, de violência contra mulheres, interpretados por diferentes atrizes.

Outro evento que movimentou o parlamento gaúcho foi o lançamento da Campanha Nacional das Mulheres do Hip Hop pelo fim do Feminicídio. 

A iniciativa, que contou com o apoio institucional da Procuradoria Especial da Mulher, unificou feministas, artistas, grafiteiros, Mcs, B.girls, ativistas de movimentos sociais e lideranças sindicais de diversas cidades gaúchas na denúncia da violência de gênero e no empoderamento feminino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE