Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Procon de SC alerta sobre cobrança ilegal na matrícula de alunos com deficiência

A proibição é amparada pela Lei Brasileira de Inclusão e também pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

NSC
por  NSC
20/01/2020 12:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a proximidade do retorno às aulas, o Procon de Santa Catarina alerta para a cobrança de valores abusivos na matrícula de crianças com deficiência em creches e escolas particulares. Na última semana, o órgão emitiu nota técnica para mais de 100 unidades de ensino no Estado a fim de evitar as cobranças ilegais, e orienta as famílias que identificarem a ilegalidade a denunciarem à unidade do Procon mais próxima ou ligar no número 151.

O Procon reforça que as unidades de ensino são proibidas por lei de cobrar taxas ou mensalidades diferenciadas alegando que o aluno é deficiente. A proibição é amparada pela Lei Brasileira de Inclusão e também pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Conforme o Procon, algumas escolas ou creches justificam cobranças adicionais alegando que os valores devem ser usados com custos extras como para acompanhante ou adaptação de material ao aluno com deficiência. O Procon informou ainda que a nota técnica foi emitida para alertar as instituições e evitar notificações. A escola que fizer a cobrança ilegal pode ter que pagar indenização para a família.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE