Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Procon alerta sobre cuidados com as compras na internet

Consumidor deve ter atenção a alguns cuidados nas compras pela internet, veja.

Secom PM Erechim
por  Secom PM Erechim
08/05/2020 15:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A crise na saúde mundial provocada pela Covid-19 abalou profundamente a rotina das pessoas e empresas. Os seguimentos da sociedade antes organizados e focados em tecnologia, estão agora em processo de reinventar seus modos operacionais. Todos setores estão sofrendo as consequências desta pandemia, mas no comércio o impacto é profundo, relata Márcio Mach, diretor do Procon.

A pandemia, relata ele, impôs uma revisão as propostas vistas até então como secundárias, tipo a educação à distância, o trabalho home office, o comércio virtual, a tele entrega intensa, entre outras.

“No mundo essas modernidades já estavam estabelecidas e funcionais, mas muitos relutavam a adesão destes sistemas, principalmente ao comércio virtual, estes agora repensam, enquanto adotam meios emergenciais para adquirir e ou manter a comercialização dos seus produtos”, pontua.

Reforça que certamente o comércio virtual terá um grande incremento, visto que o despertar por esta forma de comercialização é um caminho sem volta.

“Os consumidores vislumbram como alternativa viável o comércio virtual, mas cabe aqui um alerta, infelizmente a ação dos golpistas também foi despertada. Estes criminosos não distinguem a quem quer que seja. Golpistas estudam e se tornam especialistas em fraudar, ao ponto de reproduzir sites idênticos aos sites oficiais dos estabelecimentos comerciais, entre outras artimanhas, resultando no desfalque financeiro e diversos outros transtornos”.

Márcio orienta ainda que o consumidor no sentido preventivo deve ter atenção a alguns cuidados quanto as compras pela internet, tipicamente em lojas virtuais, como:

  • Estar com o antivírus do seu computador atualizado e ativo;
  • Descarte ofertas não solicitadas enviadas por e-mail;
  • A loja virtual deve informar no site o CNPJ, telefone, endereço, meios de interação com o consumidor;
  • Verifique os certificados de segurança do site;
  • Evite comprar pela internet em computadores públicos;
  • Consulte a lista de sites fraudulentos;
  • Pesquise no site “Reclame Aqui”, informações sobre a reputação da empresa;
  • Se a promoção apresentar vantagem expressiva em relação ao preço praticado entre concorrentes, desconfie;
  • Antes de efetuar a compra por redes sociais, faça contato com o vendedor, busque referências com quem comprou do mesmo;
  • Optando pagar por boleto, confira no boleto ou no ato do pagamento se o destinatário é a empresa da compra, evite comprar de (CNPJ), empresa e pagar para (CPF), pessoa física;
  • Na opção de compra com cartão de crédito, preferencialmente use o cartão virtual, veja no seu banco o aplicativo que gera o cartão de crédito virtual. Com o cartão virtual você define o valor de crédito, data de validade e principalmente não informa os números reais do seu cartão, evitando a coleta destes dados e o uso inadequado.

“Estas orientações mínimas apresentadas têm o objetivo de prevenção, a fim de que o consumidor escape de um golpe virtual, não só por perder a entrega do bem desejado, mas para evitar que seus dados pessoais acabem sendo usados em diversas outras falcatruas. Contudo a melhor prevenção, ainda é no caso de dúvida consultar um especialista ou não comprar”.

Necessitando o consumidor pode entrar em contato com o Procon, neste momento de pandemia, em atendimento ao decreto vigente o atendimento ocorre com agendamento ou a distância por estes meios: Telefone: (54) 3520 7089 // WhatsApp: (54) 9 9158 3567 E-mail: procon@erechim.rs.gov.br (preferencialmente)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE