A crise na saúde mundial provocada pela Covid-19 abalou profundamente a rotina das pessoas e empresas. Os seguimentos da sociedade antes organizados e focados em tecnologia, estão agora em processo de reinventar seus modos operacionais. Todos setores estão sofrendo as consequências desta pandemia, mas no comércio o impacto é profundo, relata Márcio Mach, diretor do Procon.
A pandemia, relata ele, impôs uma revisão as propostas vistas até então como secundárias, tipo a educação à distância, o trabalho home office, o comércio virtual, a tele entrega intensa, entre outras.
“No mundo essas modernidades já estavam estabelecidas e funcionais, mas muitos relutavam a adesão destes sistemas, principalmente ao comércio virtual, estes agora repensam, enquanto adotam meios emergenciais para adquirir e ou manter a comercialização dos seus produtos”, pontua.
Reforça que certamente o comércio virtual terá um grande incremento, visto que o despertar por esta forma de comercialização é um caminho sem volta.
“Os consumidores vislumbram como alternativa viável o comércio virtual, mas cabe aqui um alerta, infelizmente a ação dos golpistas também foi despertada. Estes criminosos não distinguem a quem quer que seja. Golpistas estudam e se tornam especialistas em fraudar, ao ponto de reproduzir sites idênticos aos sites oficiais dos estabelecimentos comerciais, entre outras artimanhas, resultando no desfalque financeiro e diversos outros transtornos”.
Márcio orienta ainda que o consumidor no sentido preventivo deve ter atenção a alguns cuidados quanto as compras pela internet, tipicamente em lojas virtuais, como:
“Estas orientações mínimas apresentadas têm o objetivo de prevenção, a fim de que o consumidor escape de um golpe virtual, não só por perder a entrega do bem desejado, mas para evitar que seus dados pessoais acabem sendo usados em diversas outras falcatruas. Contudo a melhor prevenção, ainda é no caso de dúvida consultar um especialista ou não comprar”.
Necessitando o consumidor pode entrar em contato com o Procon, neste momento de pandemia, em atendimento ao decreto vigente o atendimento ocorre com agendamento ou a distância por estes meios: Telefone: (54) 3520 7089 // WhatsApp: (54) 9 9158 3567 E-mail: procon@erechim.rs.gov.br (preferencialmente)