Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Procissões virtuais e reza nas janelas: Itália prepara celebração da Páscoa em meio à pandemia

Crise causada pelo coronavírus traz situação inédita para os católicos do país; o papa irá celebrar o Domingo de Páscoa sem a presença de devotos.

BBC Brasil
por  BBC Brasil
09/04/2020 17:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Páscoa deste ano terá um significado ainda mais forte para os católicos na Itália.

Pela primeira vez na História, todas as igrejas do país estarão com as portas fechadas aos fiéis durante as celebrações da Semana Santa e mais de 9 mil procissões deixarão de ser realizadas por causa da epidemia de coronavírus.

A missa do Domingo de Páscoa também será celebrada pelo papa Francisco na Basílica de São Pedro no dia 12 de abril sem a presença dos devotos.

Devido às restrições impostas pelas autoridades italianas para evitar a propagação da covid-19, diversas celebrações tradicionais da Semana Santa serão substituídas com missas online, procissões virtuais, velas acesas em horários específicos e orações entoadas simultaneamente em janelas e varandas.

"Mais que nunca, o uso de novas tecnologias tem demonstrado a sua vocação como instrumento de união, permitindo aos religiosos estarem ainda mais próximos às pessoas", diz em entrevista à BBC News Brasil o jornalista Fabio Bolzetta, presidente da WebCattolici Italiani, uma associação que desde 2003 ensina religiosos italianos a utilizarem a tecnologia para se aproximar dos fiéis

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE