Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Problema de falta de água ainda continua em comunidades do interior de Concórdia

Chuva que caiu neste domingo foi insuficiente para amenizar o problema da estiagem que atinge a cidade desde o começo do ano.

AtualFM
por  AtualFM
30/03/2020 13:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O último domingo, 29, foi marcado pela presença da chuva, tão esperada nos últimos dias, mas o volume não foi significativo para encher reservatórios ou resolver o problema da estiagem que ocorre desde o início do ano em Concórdia e região.

Por conta disso, a orientação é que a população economize água, utilizando-a de forma consciente, evitando lavar carros, calçadas, pátios, além de diminuir o tempo de banho e fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava as mãos. 

A Administração Municipal de Concórdia vem tomando medidas para minimizar os efeitos da seca e conta, pela primeira vez, com dois decretos de emergência vigentes, tanto para prevenção do coronavírus, quanto da estiagem, que foi formalizado no último dia 16.

A Secretaria de Gestão Urbana, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário, transportam diariamente, cerca de 240 mil litros de água, para aproximadamente 100 famílias de comunidades do interior do município.


As solicitações de água passam por uma triagem e coleta de dados para classificação de prioridade: 

  • 1ª prioridade – atendimento a residências onde ocorrer falta de água para consumo humano; 
  • 2ª prioridade – atendimento aos órgãos públicos e privados que prestam serviços essenciais; 
  • 3ª prioridade – atendimento aos produtores rurais, indústrias e comércio. 

As perdas na agricultura também preocupam. A Epagri emitiu um laudo de que a produção leiteira teve redução média de 10%, sendo que produtores menos estruturados, as perdas representam até 20%. Também houve queda na qualidade da silagem, pois o milho sofreu justamente no período da formação de grãos e espigas, que representa até 60% do peso do silo.

A Defesa Civil alerta que até o final de maio, persiste a condição de estiagem hidrológica, isto é, a chuva que poderá ocorrer, não será suficiente para normalizar os reservatórios. Por isso, é fundamental a colaboração de todos na economia de água, para não afetar o abastecimento também no perímetro urbano de Concórdia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE