Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Primeiros respiradores comprados pelo governo de SC chegam a Florianópolis

Equipamentos foram recebidos no terminal de cargas do aeroporto por volta das 12h

NSCTotal
por  NSCTotal
14/05/2020 14:41 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O primeiro lote com 50 respiradores comprados pelo Governo de Santa Catarina para tratamento de pacientes com Covid-19 chegou nesta quinta-feira (14) a Florianópolis. Os equipamentos foram importados da China e estão no centro de uma investigação que apura suposta fraude envolvendo empresários e agentes públicos.

Equipes da Deic chegam ao terminal de cargas para apreender primeiro lote de respiradores(Foto: Tiago Ghizoni, Diário Catarinense)

A carga foi recebida no terminal de cargas do Aeroporto Hercílio Luz por volta das 12h, segundo a assessoria de imprensa do Floripa Airport. A mercadoria ainda passará pelo processo alfandegário antes de ser liberada. Segundo a empresa Veigamed, de quem o governo comprou os equipamentos, os 50 respiradores são do modelo Shangrila S510.

Após a liberação, eles devem ser apreendidos por uma equipe da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). A apreensão da mercadoria foi decretada pela Justiça porque os modelos a serem entregues não correspondem aos contratados na dispensa de licitação.

Os ventiladores, uma vez apreendidos pela Deic, vão ser submetidos à inspeção de técnicos de saúde para verificar se são adequados ao tratamento de pacientes com coronavírus.

A compra de 200 respiradores da empresa Veigamed pelo Governo de Santa Catarina é alvo de investigação por conta de suposta fraude envolvendo empresários e agentes públicos.

Um dos investigados é o ex-secretário da Casa Civil do governo Douglas Borba, que pediu exoneração do cargo no domingo.

Os equipamentos foram negociados por R$ 33 milhões, com pagamento antecipado, e deveriam ter sido entregues inicialmente no dia 7 de abril. O caso veio à tona no final de abril, após reportagem do site The Intercept Brasil.

Em nota, a empresa Veigamed informou nesta quinta que “já iniciou os trâmites burocráticos necessários para o embarque do segundo lote de 50 respiradores pulmonares invasivos Shangrila S510, com previsão de saída da China no próximo dia 17”.

O lote com os primeiros 50 respiradores recebido em Florianópolis nesta quinta chegou ao Brasil na terça (12), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo a empresa Veigamed, o transporte até Santa Catarina foi feito de caminhão-forte. Ao chegar em Florianópolis, a carga foi levada até o terminal do aeroporto para que fossem cumpridos os trâmites alfandegários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE