Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Primeiro pedido de impeachment de Bolsonaro chega à Câmara

Cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Maia, dar seguimento à demanda do deputado distrital Leandro Grass, da Rede

Terra
por  Terra
18/03/2020 09:06 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O primeiro pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou à Câmara nesta terça-feira, dia 17, dois dias depois que o mandatário ignorou a orientação de ficar em isolamento até refazer testes para o coronavírus e participou de uma manifestação de seus apoiadores em Brasília contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido é de autoria do deputado distrital Leandro Grass, da Rede, e alega que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade - a mesma acusação que levou ao impedimento da petista Dilma Rousseff.

A participação de Bolsonaro em um dos atos de domingo fez com que ele caísse na mira de juristas e até ex-aliados. O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) chegou a anunciar que entraria com pedido de impedimento alegando crimes contra a saúde pública, mas depois disse que iria adiar o protocolo de entrega. A deputada estadual paulista Janaina Paschoal (PSL) pediu o afastamento do presidente e o jurista Miguel Reale Júnior - que assinou com Janaina o pedido que levou ao impeachment de Dilma - defendeu a necessidade de uma junta médica avaliar a sanidade mental do presidente.

Em sua peça, Grass argumenta que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade em ao menos cinco ocasiões: quando ajudou a convocar manifestantes aos atos de domingo, quando alegou no início do mês que as eleições presidenciais tinham sido fraudadas, quando ofendeu a jornalista da Folha Patrícia Campos Mello, quando postou conteúdo pornográfico do Carnaval de 2019 em sua conta no Twitter e quando determinou que se comemorasse o golpe militar de 1964.

A escolha de dar ou não seguimento ao pedido de impeachment cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na segunda-feira, quando foi procurado para comentar sobre o pedido de impeachment iminente de Frota, o deputado informou que não iria se manifestar.

Em entrevista ao Valor, Maia deu a entender que o Congresso não deve se envolver com a iniciativa de um impeachment. O deputado disse ainda que tem a impressão que o próprio Bolsonaro está trabalhando para esticar a corda da tolerância rumo a um impedimento.

"Nós já temos muitos problemas no Brasil para a Câmara ou o Senado serem responsáveis pelo aprofundamento da crise. Nós não seremos responsáveis por isso. Às vezes, me dá a impressão que o governo quer isso. Nós não seremos responsáveis por isso. Todos nós fomos eleitos. O presidente teve 57 milhões de votos, os deputados tiveram 100 milhões de votos", afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE