Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Clima

Primeiro dia de agosto será ensolarado em todo o Rio Grande do Sul

Diferença entre as mínimas e máximas do dia, serão de até 20ºC em alguns pontos do estado.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
31/07/2023 23:31 – atualizado há 40 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O primeiro dia de agosto será marcado pela presença do sol em todo o Rio Grande do Sul, com amplos períodos de céu claro e nuvens altas em algumas regiões. O perfil vertical seco da atmosfera e o tempo aberto favorecerão uma grande amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença entre as mínimas e máximas do dia, de até 20ºC em alguns pontos.

Faz frio cedo, especialmente em baixadas de regiões serranas, onde pode gear. Há chance de neblina e nevoeiro em alguns pontos do estado. A tarde será quente para esta época do ano, com calor principalmente no Oeste e no Noroeste.

As mínimas rondam os 9ºC em Pelotas e o 2ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28ºC em Alegrete e 29ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11ºC e 26ºC.

Em Erechim, temperatura varia entre 13°C e 24°C.

Agosto é o terceiro e último do trimestre do inverno climático, a despeito da estação fria terminar pelo critério astronômico apenas na segunda metade de setembro. O mês, assim, é o que costuma ter temperatura média mais alta, sendo menos frio nas normais históricas que junho e julho.

A tendência é de mês sem frio persistente. Não repetirá o absurdo agosto de 2012, com altíssima frequência de dias de calor, mas terá jornadas de temperatura alta. A primeira quinzena deve ser mais quente, sobretudo nesta primeira semana do mês. Esfria semana que vem e a segunda metade do mês deverá ter mais dias amenos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE