Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Primeiro avião da FAB já iniciou retorno para o Brasil com brasileiros resgatados de Israel

O avião fará um voo direto e deve pousar em Brasília no início da madrugada desta quarta , 11.

O Sul
por  O Sul
10/10/2023 14:30 – atualizado há 32 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A primeira aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para o resgate de brasileiros em Israel chegou a Tel Aviv às 9h41 desta terça-feira (10). A aeronave, modelo KC-30, com capacidade para transportar até 238 passageiros, decolou de volta para o Brasil cerca de 2h depois, às 12h (horário de Brasília).

O avião fará um voo direto, sem escalas, e deve pousar em Brasília no início da madrugada desta quarta (11). A lista de passageiros não foi divulgada por razões de segurança.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 1,7 mil brasileiros em Israel externaram o interesse em repatriação. Outras cinco aeronaves serão enviadas para resgatar os que continuam no país, enquanto o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas continua na Faixa de Gaza e no território israelense.

Israel autorizou o envio de dois aviões do Brasil para o resgate de cidadãos do País na segunda-feira, 9. A aeronave da FAB já estava em Roma quando a autorização foi concedida, depois de sair do Rio Grande do Norte no domingo.

O KC-30 é a maior aeronave da FAB e consegue voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. De acordo com a FAB, outros dois aviões deste modelo serão utilizados na missão no Israel, além de dois KC-390 e dois VC-2.

Os candidatos à repatriação devem seguir critérios de prioridade. Em um primeiro momento, residentes no Brasil sem passagem aérea serão priorizados.

As decolagens de Tel-Aviv e de outras localidades do Oriente Médio com brasileiros resgatados devem ocorrer até esta quarta-feira. A ideia é que os cidadãos sejam levados até os aeroportos pela manhã, para evitar que se desloquem por terra durante a madrugada.

Brasileiros em Gaza

Um grupo de 25 brasileiros que estavam em Gaza e pediram ajuda para serem repatriados estão reunidos e devem seguir para o Egito, que faz fronteira com o enclave palestino, onde devem ser resgatados. O Brasil negocia com o Egito para que o grupo possa entrar no país, que atualmente impõe um bloqueio a Gaza.

A saída pelo Egito é a única alternativa para os brasileiros que estão no local, já que a Faixa de Gaza está bloqueada por Israel, tornando impossível eles serem resgatados pela FAB nos voos de Tel Aviv.

Até o momento, o conflito deixou dois brasileiros que estavam em uma festa rave próximo à Gaza mortos. Bruna Valeanu e Ranani Glazer, ambos com 24 anos, tiveram as mortes confirmadas pela família.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE