Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Primeiras-damas do Alto Uruguai participam do HJ Conference 2023

O colegiado das primeiras-damas, participaram do HJ Conference 2023, realizado em Concórdia (SC) nos dias 29 e 30 de setembro, como painelistas.

Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
por  Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
03/10/2023 14:24 – atualizado há 35 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O painel com o título “o impacto do papel do colegiado das primeiras-damas da AMAU em ações transformadoras”, foi apresentado por Rafaela Sette, de Barra do Rio Azul; Daniele Battisti, de Campinas do Sul; e Silvana Mafissoni de Marcelino Ramos.

A fala das três primeiras-damas, no dia 29 de setembro, foi na direção de mostrar que elas são fundamentais para o sucesso de uma boa gestão, participando de forma ativa na comunidade, levando suas experiências de vida, na iniciativa privada, para os movimentos de seus municípios, e acima de tudo, mostrando as possiblidades e os resultados que o trabalho colaborativo pode trazer a todos.

Durante a apresentação, fizeram um histórico do colegiado, que iniciou em 2017 na gestão do presidente Beto Bordin (prefeito de Jacutinga) e todas as ações desenvolvidas nesse período. Na oportunidade foram impulsionadas pelo presidente do Banco de Sangue da época, Jackson Arpini.

Para a presidente do colegiado, Rafaela Sete, “ser solidário vai além de realizar gestos esporádicos de caridade, envolve 'abraçar' as causas e se tornar parte delas, a partir de pequenas ações que podem ser praticadas nodia a dia, cada vez mais e também com pessoas próximas. As nossas ações consistem em ter um olhar especial, promovendo iniciativas inovadoras, apoiando sempre o empreendedorismo local, que está ligado as ações realizadas”.

2017

Foram vendidas 500 camisetas do projeto “Eu ajudo a salvar vidas”, nos 32 municípios do Alto Uruguai, e toda a arrecadação foi revertida do Banco de Sangue.

Nesse ano, também foi realizada ações com relação ao Outubro Rosa, com palestra sobre prevenção do câncer de mama no Centro Cultural 25 de Julho e um grande evento no Polo de Cultura com o slogan ““Aquilo que nos desafia, também nos fortalece. Quem ama, cuida! ”

2018

Em parceria com a Dra Ana Zampieri e a advogada Carolina Fiebig, foram realizadas palestras contra o feminicídio em todos os munícipios da AMAU.

Foi criado o Cofrinho Solidário (parceria com Master Supermercados). Foram confeccionados vários cofrinhos e colocados em todos os caixas da rede de supermercado. O valor arrecadado foi doado ao CAOL - Centro de Apoio Oncológico Luciano.

Ainda em 2018, evento na Praça da Bandeira reuniu grande número de pessoas, com o slogan “Todos por elas! Juntos contra o feminicídio e o câncer”. Foram várias atividades desenvolvidas para alertar sobre os dois temas.

2019

Ação solidária de doação de sangue junto ao Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho.

Objetivo foi estimular a doação de sangue e também a formação de novos grupos de doadores.

A campanha ‘Um Abraço ao Santa’, realizou atividades nos municípios da AMAU, para arredar valores para o hospital referência SUS no Alto Uruguai. Foram realizados bingo solidário, marmita solidária, rifas, vaquinha solidária, feijoada. A ação resultou na reforma de um quarto na Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

A Mostra de Talentos do Alto Uruguai foi outra ação realizada pelo colegiado. Um espaço ofertado para que todos os municípios apresentassem suas atividades culturais.

Alusivo ao Outubro Rosa, foi realizado no Polo de Cultura em Erechim, várias atividades, com o seguinte mote: “Câncer de Mama não tem rosto. Se toque! ”

2020

Em função da pandemia as atividades foram mais restritas, nesse ano, e principalmente em 2021. Mesmo assim, forma realizadas algumas ações.

Novamente foi realizado o Cofrinho Solidário em parceria com o Master Supermercados. O valor arrecadado foi doado ao Banco De Sangue Do Alto Uruguai.

2022

As atividades foram retomadas com força, após o término das restrições da pandemia da Covid-19.

A primeira-dama de Charrua, Dirce Della Betta, passou por um tratamento quimioterápico. Não perdeu seus cabelos porque utilizou um tipo de touca para evitar a queda. Diante disso, o colegiado buscou conhecimento e suporte para adquirir a touca inglesa para tratamento na Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

Com apoio da AMAU, Sicredi e Alfa foi adquirido o aparelho (touca inglesa), que se encontra à disposição dos usuários do SUS, em tratamento de câncer. O equipamento permite reduzir ou até mesmo evitar a queda de cabelo provocada pelos efeitos colaterais da quimioterapia.

Mais um evento de sucesso foi realizado no Polo de Cultura, com várias atividades, tendo como slogan “Prevenção à Vida”

2023

Nesse ano de 2023 as primeiras-damas fizeram doação de sangue, trazendo grupos da região.

Ação de sucesso foi a Feirinha Solidária (foram vendidos 500 pares de sapato) e o Cofrinho Solidário, para arrecadar fundos para a reforma da brinquedoteca da Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

“Juntos podemos fazer a diferença”

A presidente do colegiado das primeiras-damas, Rafaela Sette de Barra do Rio Azul, salienta que: “juntos podemos fazer a diferença. Com o apoio e união de todos, conseguimos tornar pequenos gestos, em ações solidárias possíveis e gigantescas. ”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE