Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Primeira usina solar fotovoltaica de Erechim e a maior do norte gaúcho está quase pronta

Em 90 dias, o município deve inaugurar um dos maiores empreendimentos do Estado do Rio Grande do Sul de geração de energia renovável

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
23/02/2023 13:22 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A primeira usina solar fotovoltaica de Erechim está quase pronta. Dentro de 90 dias, toda esta estrutura moderna e inovadora, com capacidade de 1MVA de potência, 2224 placas solares fotovoltaicas, deve entrar em funcionamento, reduzindo em até 85% o consumo de energia da Prefeitura de Erechim. Essa é mais uma obra do programa Investe + Erechim, por meio da Secretaria de Administração.

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, os investimentos na usina solar fotovoltaica passam de R$ 5 milhões, com recursos municipais, e nos próximos 90 dias deve entrar em funcionamento. “Devemos finalizar, até a semana que vem, a iluminação interna do terreno onde está a usina. Estamos trabalhando, também, na instalação da subestação, que depois de concluída, vamos iniciar a ligação das placas”, disse.

“Será a maior usina solar do norte gaúcho e a 6a de todo o Rio Grande do Sul. Com ela estamos inserindo Erechim noutro patamar de desenvolvimento sustentável e socioambiental, associado, também, a outras ações, como o Programa Municipal de Preservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais, que vai preservar, conservar e requalificar mais de 4 mil hectares de terras agrícolas, vegetação rios e nascentes”, observa o prefeito.

“Estamos sempre olhando o município de maneira abrangente e interligada, sem esquecer da preservação dos recursos naturais, buscando atender as demandas por infraestrutura, energia, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A usina solar fotovoltaica vai gerar economia, sustentabilidade, com fonte renovável, para os próximos 25 anos”, explica o prefeito.

Educação ambiental

A usina solar fotovoltaica de Erechim fica localizada na rua João Batista Cantelle Filho e, por ter sido projetada e implantada toda no chão, vai permitir a visitação dos estudantes da rede pública municipal. “Vamos mostrar para nossas crianças e jovens, através da educação ambiental, a importância de investirmos em fontes renováveis de energia para garantirmos um futuro para eles”, ressalta.

O maior programa de investimentos da história do município, o Investe + Erechim, vai entregar grandes obras neste ano, são elas:

Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara

  • UBS Escola do Bairro Progresso
  • Distrito Industrial Giácomo Madalozzo
  • Primeira etapa do Parque do Arvoredo
  • Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin
  • Sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA)
  • Usina solar fotovoltaica
  • Usina de asfalto quente
  • CRAS Itinerante
  • Farmácia Móvel
  • Iluminação de LED
  • Pavimentação da Avenida Tiradentes
  • Revitalização do Parque Natural Municipal Longines Malinowski
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE