Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Primeira chamada pública do PAA para este ano contempla mais de 90 municípios do estado de SC

O critério é beneficiar prioritariamente municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano, IDH.

Rede Peperi
por  Rede Peperi
28/10/2020 20:11 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Segundo o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Santa Catarina, Fetaesc, Luiz Sartor, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado pelo governo com o objetivo de realizar a compra direta dos agricultores para distribuição dos alimentos as entidades assistenciais e hospitais públicos dos municípios.

O vice-presidente enfatiza que na primeira chamada pública realizada este ano para aquisição de alimentos, já estão definidos quais os municípios que poderão participar. O critério é beneficiar prioritariamente municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano, IDH.

Nesta primeira chamada, Sartor cita que são 92 municípios contemplados no estado. Caso o município não contemple entidades assistenciais, o vice-presidente lembra que o fornecimento de alimentos pode ocorrer para cidades vizinhas.

Algumas chamadas lançadas pelo PAA, conforme o vice-presidente da Fetaesc, preveem a aquisição de alimentos por meio de associações e cooperativas da agricultura familiar, mas esta primeira lançada em 2020 prevê a compra diretamente dos agricultores.

Luiz Sartor comenta que a venda é feita pelo CPF dos produtores rurais. O limite de comercialização é de R$ 6,5 mil por agricultor.

O vice-presidente da federação lembra que o prazo de distribuição dos alimentos é até junho de 2021, conforme o cronograma definido com as entidades que farão a aquisição.

Para se enquadrar, o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf. Luiz Sartor lembra que a própria lista da chamada pública prevê a relação de alimentos e os valores da comercialização, considerando as características de cada região do estado.

A Epagri e o Conselho de Segurança Alimentar fazem a análise da disponibilidade de produtos em cada região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE