Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Primeira carteira de motorista com nome social no RS é emitida para moradora de Restinga Seca

Luciana Santos da Silva é habilitada para dirigir motos, carros, ônibus e caminhões.

DetranRS
por  DetranRS
10/06/2022 21:43 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A cabeleireira Luciana Santos da Silva foi a primeira gaúcha a ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) emitida com o nome social. A moradora de Restinga Seca, na Região Central do Estado, estava com o documento ainda válido, mas pediu uma segunda via para trocar o nome civil masculino para o nome condizente com a sua identidade de gênero.

Foto: Detran-RS/Divulgação

A possibilidade de pessoas trans e travestis incluírem o nome social na CNH veio com a mudança no layout do documento, que ocorreu no dia 1º de junho. O direito à utilização do nome social já está garantido no documento de identidade no Estado desde 2019.

A inclusão do nome social na CNH só pode ser feita por quem já tem o nome social no RG, já que as informações vêm do cadastro do Departamento de Identificação do IGP (Instituto-Geral de Perícias). O nome social é o que ficará impresso no documento, e o nome civil permanecerá somente no cadastro acessível via QR Code.

Luciana, que é casada há 21 anos, já utiliza o nome social na carteira de identidade desde janeiro. Ela fez a alteração por incentivo de amigos e da família, já que, com o nome social, evita constrangimentos em aeroportos, consultórios médicos e outros locais.

A cabeleireira tem CNH categoria AD, ou seja, é habilitada para dirigir moto, carro, ônibus e caminhões. “Usar o nome social também na CNH é uma glória, já que é o documento que eu mais utilizo”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE