Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Presidente do Sindilojas Alto Uruguai participou do Sicomércio 2023 promovido pela Confederação Nacional do Comércio

Evento foi realizado em Brasília de 12 a 14 de julho

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
18/07/2023 08:05 – atualizado há 49 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, participou, de 12 a 14 de julho, em Brasília, do Sicomércio 2023. Presentes no evento mais de 1.300 representantes de mais de mil sindicatos e 34 federações que integram a base do Sistema Comércio com o objetivo de promover debates, troca de experiências e compartilhamento de boas práticas.

O evento, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi aberto na manhã do dia 12, com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou, em sua saudação, a importância da organização do Sicomércio, após oito anos desde a realização da última edição, em 2015. “É o ápice da nossa representação como um todo, com os mais de mil sindicatos da base, as 34 Federações coordenando os interesses dos sindicatos a elas filiados, e a Confederação, no topo da pirâmide, gerenciando e coordenando as engrenagens do Sistema em nível nacional”, afirmou.

PREOCUPAÇÃO COM PRÁTICAS DESLEAIS

No segundo dia, a palestra de abertura foi realizada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que destacou a preocupação do governo com práticas desleais no comércio eletrônico e defendeu a atuação do Estado para garantir a lealdade concorrencial. “Quem ganha com isso é o consumidor”, afirmou.

Dirigindo-se ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, o vice-presidente, que é também titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, garantiu que receberá as demandas dos empresários do setor terciário para resolver o problema. “Uma das razões do Estado (existir) é garantir a lealdade concorrencial, que a disputa na economia de mercado se faça de maneira leal”, reforçou.

APRESENTAÇÃO INSPIRADORA

O terceiro e último dia de Sicomércio contou com uma presença especial. O ator, cineasta, escritor, apresentador, dublador, dramaturgo, roteirista, diretor teatral e palestrante Miguel Falabela marcou presença no evento e falou, principalmente, sobre lições pessoais de trabalho e criatividade. Práticas como comunicabilidade, disciplina, persistência e pertencimento foram abordados por Falabella em uma apresentação inspiradora que contagiou o evento.

O 2º vice-presidente da CNC, presidente da Fecomércio-RS e coordenador geral das Câmaras Brasileiras de Comércio e Serviços, Luiz Carlos Bohn, falou sobre aspectos do sistema sindical brasileiro. Bohn também destacou a importância da realização de eventos como o Sicomércio, promovido pela CNC para a base sindical, e a troca de ideias com diferentes entidades representativas.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Para o presidente do Sindilojas Alto Uruguai, que também é vice-presidente da Fecomércio-RS, José Gelso Miola, este foi um dos maiores eventos que já participou nos últimos tempos, não somente pelo seu tamanho, mas pela qualidade dos palestrantes e do conhecimento compartilhado. “Foram três dias para agregar conhecimento, trocar experiências e buscar o aperfeiçoamento da nossa atuação sindical”, destaca Miola.

Miola teve agenda cheia nas últimas semanas. Iniciou com a viagem a São José dos Campos, em que integrou a comitiva de Erechim da Missão Empresarial para a cidade inteligente realizada de 29 a 30 de junho. Na semana seguinte, cumpriu extensa agenda na Fecomércio-RS, em que participou de diversas reuniões de Diretoria e de Comissões Temáticas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE