Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Presidente do Haiti morre depois de ataque a tiros dentro da residência oficial

Diferente do que informado anteriormente, a primeira-dama Martine Moise, levou um tiro e foi hospitalizada.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
07/07/2021 11:34 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi morto em um ataque a tiros em sua casa, na capital Porto Príncipe, na madrugada desta quarta-feira (7), anunciou o primeiro-ministro interino do país, Claude Joseph.

A primeira-dama, Martine Moise, levou um tiro e foi hospitalizada. O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Bocchit Edmond, disse em entrevista coletiva que comandava os esforços necessários para levar Martine a Miami onde deve ser tratada dos ferimentos.

Mais cedo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão ligado à OEA, emitiu  nota lamentando a morte da primeira-dama. Horas depois a comissão corrigiu esta informação e informou que ela está viva.

Foto: Presidência do Haiti/Divulgação

Segundo o primeiro-ministro do Haiti, Claude Joseph, o ataque foi feito por um grupo de indivíduos que ainda não foi identificado, mas alguns dos envolvidos estavam falando espanhol.

Joseph repudiou o “ato odioso, inumano e bárbaro” e pediu calma. “Todas as medidas para garantir a continuidade do Estado e proteger a Nação foram tomadas. A democracia e a República vão vencer”, afirmou.

O país passa por uma intensa crise política e econômica. Desde 2018, milhares de haitianos marcham pelas ruas do país e pedem melhores condições de vida. Os protestos começaram depois do aumento do preço da gasolina, em 2018, e causaram a renúncia do então primeiro-ministro, Jack Guy Lafontant.

Neste ano, os protestos pediam a renúncia de Moise, um empresário do setor da banana que chegou ao cargo sem experiência política.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE