Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Presidente Bolsonaro reinaugura aeroporto de Passo Fundo

Voos comerciais serão retomados no próximo dia 25 de abril

Secom/RS
por  Secom/RS
08/04/2022 20:00 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Presidente Jair Bolsonaro entregou na tarde desta sexta-feira (8), as obras de ampliação do aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. O evento também contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior. A partir de 25 de abril a região terá novamente voos diretos a São Paulo, estando a uma escala do resto do mundo. A obra foi realizada em parceria da União, Estado e município.

O investimento total na ampliação do terminal foi de cerca de R$ 50 milhões. A maior parte do valor é oriundo da Secretaria Nacional de Aviação Civil, com contrapartida do governo do Estado de R$ 7,3 milhões.

Capacidade do terminal passa a ser de 300 mil passageiros por ano - Foto: Guilherme Hamm / Secom

Com o aeroporto ampliado, a estimativa é de que cerca de 300 mil passageiros sejam atendidos por ano até 2030, com a possibilidade de operação de aeronaves de grande porte. O novo terminal de passageiros passará de 300 metros quadrados para 2 mil metros quadrados. As reformas abrangem, ainda, o pátio das aeronaves e a área para deslocamento e manobra de aviões.

O aeroporto localiza-se às margens da BR-285, na saída para Mato Castelhano, a dez quilômetros da zona urbana de Passo Fundo. É considerado o terceiro maior aeroporto do Rio Grande do Sul em número de passageiros. Entre 2016 e 2018, houve circulação média anual de 149 mil passageiros. Recentemente, em agosto de 2019, a Gol Linhas Aéreas começou a operar voos a partir dele para o aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Em obras desde novembro de 2020, o aeroporto parou de realizar voos em janeiro de 2021. Depois de ficar fechado por mais de 14 meses, o Lauro Kortz foi autorizado a receber aeronaves em março deste ano, com limitações. De acordo com a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), o fim das restrições de voo e a retomada da aviação regular dependem de uma vistoria dos órgãos federais nos instrumentos de apoio à navegação instalados nas laterais da pista (PAPIs). Os novos equipamentos foram trazidos da Itália e têm a função de orientar aviadores durante o pouso.

Neste mês, o governo do Estado contratou a Infraero para fazer a gestão e a operação do Lauro Kortz. O acordo, firmado por meio da Selt, tem prazo de 24 meses a partir da assinatura e pode ser prorrogado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE