Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/Secom/SC
Santa Catarina

Prefeituras vão decidir sobre volta de atividades em SC na próxima semana, diz governador

Carlos Moisés detalhou novo modelo de combate ao coronavírus em coletiva nesta segunda

NSCTotal
por  NSCTotal
01/06/2020 13:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador de SC, Carlos Moisés, anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (1º) o plano de regionalização das medidas contra o coronavírus em Santa Catarina, que passará a valer na próxima segunda (8). O governo também definiu novas datas para a possibilidade de liberação de serviços como transporte público, aulas e eventos.

No momento, Santa Catarina soma 9.037 casos confrmados de Covid-19 e tem 143 mortes registradas pela doença, de acordo com a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), feita na noite de domingo (30).

Com a nova forma de gestão anunciada pelo governo, os municípios vão decidir sobre o funcionamento ou não de atividades públicas e privadas. Santa Catarina será dividida em 16 regiões, com base no mapa que define as regiões de saúde do Estado.

A partir do nível de risco da região, ela terá a recomendação por parte do governo de ações mais restritivas ou de liberação de serviços. O risco será definido por cores, sendo o vermelho a cor que indica a situação mais grave. O governo ainda não divulgou a situação de cada uma das regionais.

Moisés explicou que as próximas decisões sobre a liberação ou restrição de atividades, como o transporte público, as aulas e os eventos, que ainda estão suspensos, serão tomados em conjunto pelas regiões de saúde do Estado. Ele justificou a nova medida afirmando que não é possível continuar definindo as ações para todos os municípios com “uma única canetada do governador”.

De acordo com o governador Carlos Moisés, os municípios terão uma semana para se adequar ao que ele chamou de “novo momento de enfrentamento à Covid-19”, já que o decreto que estabelece a regionalização das ações foi assinado nesta segunda, mas só começará a valer no dia 8 de junho.

Transporte municipal poderá voltar a partir do dia 8

O governo também anunciou datas para a possibilidade de novas liberações em Santa Catarina. No caso do transporte coletivo, a circulação de ônibus urbano, municipal e intermunicipal de passageiros poderá ser liberada a partir da próxima segunda (8). Já o ingresso de veículos de transporte interestadual de passageiros, público ou privado, assim como veículos de fretamento para transporte de pessoas, permanece suspenso até o dia 2 de agosto.

Na educação, as aulas presenciais nas unidades das redes públicas e privada de ensino, municipal, estadual e federal, permanecem suspensas também até o dia 2 de agosto. Com exceção das aulas presenciais de cursos superiores, que poderão ser retomadas a partir do dia 6 de julho.

A partir do dia 8 de junho, as atividades presenciais em estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores também poderão voltar.

O calendário esportivo, bem como o acesso público a eventos e competições, segue suspenso até o dia 5 de julho. Eventos e shows, e atividades como cinemas, teatros, casas noturnas, museus, parques temáticos, também continuam suspensos até o dia 5 de julho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE