Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prefeituras gaúchas já emitem decretos obrigando que a população use máscaras de proteção

Pelo menos seis cidades determinaram uso do acessório para minimizar contágio pela Covid-19

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
14/04/2020 22:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Prefeituras gaúchas começaram, nesta semana, a emitir decretos tornando obrigatório o uso de máscaras pela população, como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Em Cachoeirinha, na região Metropolitana, o prefeito Miki Breier assinou a decisão nesta terça. O documento determina a obrigatoriedade do uso de proteção facial pelos trabalhadores de setores autorizados a abrir e moradores que precisem sair de casa.

Máscaras produzidas em Lajeado./ Foto: Susepe.

Medidas semelhantes já haviam sido tomadas ontem em Ivoti, no Vale do Sinos. O prefeito Martin Cesar Kalkmann estabelece o uso massivo de máscaras descartáveis ou de tecido. Os itens podem ser produzidos de forma caseira, conforme orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir de quinta, também devem usar máscara os usuários de táxi e transporte coletivo ou compartilhado, clientes de serviços essenciais, como supermercados, mercados e farmácias, e de estabelecimentos comerciais que tiverem a atividade liberada.

Em São Sepé, na região Central, o uso obrigatório de máscaras também começou a valer nessa segunda-feira. O decreto, assinado pelo prefeito Leocarlos Girardello, permite o modelo de fabricação doméstica, e vale para o acesso a estabelecimentos públicos e privados da cidade.

Em Restinga Sêca, na mesma região, o prefeito Paulo Ricardo Salerno determinou, da mesma forma, o uso dos acessórios de proteção. O decreto obriga o uso de máscaras cirúrgicas e caseiras em ambientes públicos e privados, em toda a cidade, principalmente em locais que tenham filas de espera.

Em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, o prefeito Artigas Teixeira da Silveira emitiu um decreto, na manhã de hoje, determinando o uso de máscaras, sobretudo em via pública.

Já o prefeito de Lajeado, no Vale do Taquari, informou em vídeo publicado ontem que o decreto que obriga o uso de máscaras entra em vigor ainda durante a semana. De acordo com Marcelo Caumo, o Município espera a publicação do decreto do governo estadual, que regulamenta o funcionamento do comércio, para adequar a legislação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE