Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prefeitura de Erechim vai realizar blitz para orientar motoboys na próxima segunda-feira

Os agentes de trânsito também realizarão visitas aos estabelecimentos que fazem este serviço utilizando motos.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
04/03/2022 11:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Conscientizar para um trânsito mais seguro, reduzindo o número de motociclistas envolvidos em acidentes. É com este objetivo que a Prefeitura de Erechim realiza, na próxima quarta-feira (9), uma blitz para orientar os profissionais que trabalham com motos e fazem entregas de mercadorias na cidade. Além disso, os agentes de trânsito realizarão visitas aos estabelecimentos que fazem este serviço utilizando motos.

Segundo o diretor de Trânsito da Prefeitura de Erechim, Eleniltom Jose Pires de Lima, objetivo é conscientizar os motociclistas e chamar a atenção deles para a importância do cumprimento das leis de trânsito. “Tais como usar capacete conforme legislação de trânsito, respeitar o limite de velocidade nas vias, não usar cano de descarga aberto e, também, estar com a documentação do veículo e condutor em dia”, afirma.

Eleniltom ressalta que comum é ver no trânsito alguns motociclistas brincando com a própria vida e com a vida dos outros. “Assumindo riscos desnecessários, que podem levar o condutor a morte, como cruzar o sinal vermelho e fazer zigue-zague entre veiculos”, comenta.

Respeitar as normas

“Então, temos que respeitar todas as normas de circulação que existem. As soluções de engenharia e operação de tráfego, sinalizações de solo, placas e os semáforos têm o objetivo de preservar a vida. Respeitá-los é ser responsável, consciente e cidadão”, observa o diretor de Trânsito.

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, comenta que repensar as condutas nas ruas e avenidas pressupõe entender o outro, ter empatia. “É preciso olhar para além do ‘eu’ e perceber as vias como sistemas coletivos em que os diversos usuários e deslocamentos devem compor um fluxo harmonioso e seguro. Neste ambiente, não deve haver espaço para o individualismo e o conflito”, afirma.

Reduzir a velocidade é determinante

O coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli, ressalta que a direção defensiva possibilita aos motoristas serem agentes decisivos na preservação da vida. “Já que a velocidade é um dos fatores de riscos em muitos acidentes com motos”, observa, e acrescenta, “neste primeiro momento os motociclistas serão orientados para a real importância em se respeitar as leis de trânsito, mas os excessos serão coibidos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE