Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Prefeitura de Erechim registra superávit superior a R$ 13 milhões de janeiro a agosto

O município terminou os oito primeiros meses de 2023 com equilíbrio econômico-financeiro

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
28/09/2023 09:38 – atualizado há 13 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Segundo dados do Relatório de Gestão Fiscal do 2o quadrimestre de 2023 apresentado, na manhã desta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores, o caixa da Prefeitura de Erechim fecha oito meses, deste ano, com equilíbrio econômico-financeiro. Considerando todas as receitas menos as despesas, o município teve um superávit superior a R$ 13 milhões, no período. Além de estar com as contas positivas, a Prefeitura de Erechim investiu 12,32% do orçamento no período, o que é um número excelente considerando a realidade dos municípios do Estado e de todo o país. E o destaque foi para o crescimento de 10,70% das receitas próprias do município de 2022 a 2023 chegando a 43,68% do total.

Fazenda

A secretária da Fazenda, Ana Oliveira, disse que o município vive um novo momento e que é preciso divulgar isso para a comunidade, prestando contas das receitas, despesas e dos investimentos. “Temos mudanças legais que serão vigentes já para o próximo ano”, afirma.

“Erechim tem a segunda melhor pontuação (62,95) do Rio Grande do Sul no Índice Municipal da Educação do RS (Imers), entre os municípios com mais população do estado. O município de Erechim investe 28,16% do orçamento em Educação, mais de 3% do que o limite constitucional de 25%. Temos escolas-padrão com uniforme, merenda escolar de qualidade, pagamos o piso salarial aos nossos professores. Estamos tratando a nossa gente com muita seriedade e respeito”, ressalta a secretária, Ana Oliveira.

Números que balizam o governo

Na ocasião, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que a apresentação do Relatório de Gestão Fiscal não é protocolar, formalidade, porque são números que balizam as ações do governo no futuro. “Importante destacar todo o esforço da equipe da Secretaria da Fazenda e do Planejamento na gestão pública”, disse.

Crescimento

O prefeito afirma que o governo municipal está melhorando a sua arrecadação própria. 

“Erechim fez o dever de casa, e as receitas próprias cresceram 10,70% de 2022 a 2023 chegando a 43,68% do total”, explica ele.

Equilíbrio do caixa

Com relação à eficiência e prioridade nos gastos públicos, explica o prefeito Polis, a prefeitura tem um grupo de servidores que trabalha SD por SD (solicitação de despesa), avaliando, a todo momento, os serviços essenciais, como saúde e educação, para manter a qualidade de vida da população. 

“E o que não for fundamental é deixado de lado, reavaliado, porque há o momento de investir e o de segurar. Agora, estamos segurando os investimentos para manter o equilíbrio econômico-financeiro do caixa, e logo ali na frente se melhorar vamos voltar a investir”, enfatiza Polis.

Investimentos estratégicos

E, acrescenta, “importante lembrar que estamos fazendo investimentos estratégicos que vão reduzir os gastos públicos, como a nova iluminação pública de LED e a usina solar fotovoltaica. E de outro lado, investimentos que vão manter a força de tração de Erechim, como a qualificação profissional, novo distrito e condomínio industrial, que vão gerar empregos e renda”.

Educação

“Estamos investindo 28% do orçamento em educação e, até o fim do ano, este percentual deve chegar a 30%, porque a educação é o pilar central, é através dela que vamos melhorar a condição socioeconômica das próximas gerações”, afirma o prefeito Polis.

Piso nacional

Outra questão importante, ressalta o prefeito Polis, o município de Erechim já paga o piso nacional da enfermagem há mais de 10 anos.

“Temos alguns casos isolados que estão sendo recalibrados. E, também, estamos pagando o piso nacional a todos os nossos professores, porque os servidores são a base dos nossos atendimentos, porque entregamos serviços públicos”, enfatiza.

Gestão responsável

Segundo o prefeito Polis, são poucos municípios com mais de 100 mil habitantes no Brasil que tem uma gestão pública eficiente e responsável, com caixa sólido. 

“E isso se deve a uma construção coletiva de cada prefeito, secretário, vereador, da cobrança da população, ao longo destes 105 anos. A lógica da gestão é subir um degrau e consolidar e assim por diante”, observa.

Olhar humanizado

“Precisamos ter um olhar diferente, humanizado, investir na qualidade de vida, prezar pelo bem-estar, porque as pessoas precisam viver. E tudo que está sendo apresentado aqui é resultado de trabalho coletivo. Precisamos olhar a questão econômico-financeira e, também, o contexto geral da cidade. 
Nós gestores temos responsabilidades enormes com a cidade, é necessário olhar o ser humano na sua amplitude, nas diferentes necessidades, porque uns precisam de emprego, outros, um lugar para viver, outros de cultura, precisamos disso também. A nossa cidade produz muito. Governo é para quem mais precisa. E Erechim é o dínamo da região Alto Uruguai”, disse o prefeito Polis.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE