Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura de Erechim reforça importância da vacina anual contra a Influenza

Pela presença das variantes, a cada ano as vacinas são adaptadas para proteger as pessoas contra as cepas mais comuns.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
18/05/2022 10:45 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, destaca a importância de se vacinar contra a Influenza (gripe) todos os anos. Todo ano, as secretarias municipais, estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde promovem campanhas de vacinação contra a gripe. Mas por que esse esforço de imunização contra o vírus Influenza é necessário anualmente? As pessoas devem se vacinar todos os anos?

Segundo a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, a realização de campanhas anuais contra a gripe tem basicamente dois motivos. Um deles é o fato de o vírus Influenza ter muitas cepas diferentes. Neste ano, por exemplo, a campanha de vacinação contra a gripe oferece imunizantes que protegem contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

“A vacina contra Influenza é anual porque os vírus que circulam são diferentes, e ela precisa ser redesenhada para que pessoa crie imunidade. É diferente de outras vacinas em que os vírus não mudam tanto, como tríplice viral e hepatite”, explica a secretária.

Pela presença das variantes, a cada ano as vacinas são adaptadas para proteger as pessoas contra as cepas mais comuns. Outro motivo para as campanhas anuais é o fato de as vacinas contra a gripe não manterem sua eficácia por mais de seis meses. Como o momento de maior circulação do vírus é durante o inverno, em geral as campanhas são lançadas no início do segundo trimestre do ano, em abril.

“A imunidade para Influenza demora seis meses. É na época de maior transmissão viral que temos que estar com mais anticorpos. Ela é desenhada numa plataforma de modo que a imunidade máxima seja alcançada na mesma época de maior circulação viral e das temperaturas mais frias, quando pessoas tendem a ficar mais aglomeradas”, comenta Eclesan Palhão.

A titular da pasta da Saúde também reforça a importância do uso de máscara por pessoas que estejam com síndrome respiratória para sua proteção e dos demais.

Público-alvo

A vacina contra a Influenza, além de ser destinada aos idosos a partir de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses até cinco anos, professores e policiais, está disponível para todos os públicos em todas as Unidades Básicas de Saúde de Erechim, a partir desta quarta-feira (18).

Doses das vacinas

As doses das vacinas contra a Influenza estão disponíveis em todas as salas de vacinação das Unidade Básicas de Saúde (UBS) de Erechim.

A população dessa etapa da campanha pode se vacinar, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 1630.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE