Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ascom
Cidade

Prefeitura de Erechim realiza controle populacional de gatos não domiciliados

Nos últimos quatro meses foram mapeados e estão sendo monitorados cerca de 10 pontos com aproximadamente 150 gatos não domiciliados.

Ascom
por  Ascom
13/05/2021 09:05 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde e da Unidade de Referência Animal (URA) está realizando uma ação planejada voltada ao controle populacional de gatos no município. De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Everton Pujol Guterres, nos últimos quatro meses deste ano foram mapeados e estão sendo monitorados cerca de 10 pontos com aproximadamente 150 gatos não domiciliados se proliferando descontroladamente. Muitos destes pontos já apresentam o problema há anos.

“Este descontrole populacional de felinos está causando inúmeros transtornos para a população circunvizinha como: acúmulo de dejetos, invasão de domicílios e incômodo relacionado ao barulho, visto que são animais de atividade majoritariamente noturna. Além disso, existe o risco de transmissão de zoonoses, principalmente a toxoplasmose, esporotricose e toxocaríase, as quais provocam inúmeros agravos a saúde da população”, explica o diretor.

Para dar início à ação foram adquiridas cinco armadilhas para gatos (gatoeiras) pelo Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde para possibilitar a captura dos animais, já que se tratam de animais ariscos e de difícil apreensão. As gatoeiras são emprestadas para um voluntário, morador do local (geralmente a pessoa que alimenta e cuida dos animais), que realiza a captura dos gatos.

Após a captura, os animais são encaminhados para a Unidade de Referência Animal (URA), que realiza a castração e microchipagem. “Os gatos de temperamento mais dócil são doados, já os com temperamento agressivo são devolvidos para o mesmo local, aos cuidados do voluntário. Após o procedimento, os animais não se proliferam mais, o que é o preconizado pela Secretaria da Saúde no controle populacional de cães e gatos visando o controle de zoonoses. Até o momento foram capturados, castrados e microchipados 20 gatos”, afirma Everton.

Receba as notícias do AU pelo whatsapp, clicando aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE