Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prefeitura de Erechim realiza ações focadas na prevenção no Dia Mundial de Combate à AIDS

A atividade, realizada na Esquina Democrática, contou com a distribuição de material informativo, preservativos e orientação para prevenção à doença.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
01/12/2021 09:38 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através do Setor DST/AIDS da Secretaria de Saúde, realizou ação de prevenção e conscientização nesta quarta-feira (1) – Dia Mundial de Combate à AIDS. A atividade, realizada na Esquina Democrática, contou com a distribuição de material informativo, preservativos e orientação para prevenção à doença.

De acordo com dados da pasta de Saúde, Erechim e região registra média de 4,5 casos novos HIV/AIDS por mês e o Rio grande do Sul é um dos estados com maior incidência de HIV/AIDS do Brasil.

Ainda, entre os anos de 2007 até junho de 2020, foram notificados no País 342.459 casos de HIV. Nos últimos anos a média de casos novos de HIV por ano vem se elevando no município de Erechim e região.

No ano de 2016 foram registrados 18 novos casos de HIV, uma média de 1,5 casos por mês. Desde então esse número só vem se elevando, e até o mês de outubro de 2021 registrou-se uma média de 4,5 casos novos por mês, total de 45 casos novos. Do total de casos, 20 são do sexo feminino e 25 do sexo masculino. Quanto a faixa etária com maior número de casos novos, encontra-se pessoas de 21 a 30 anos, com 20 casos, seguido das pessoas entre 31 a 40 anos. Além disso, em 2021 o número de gestantes com HIV também se elevou, até outubro foram 14 casos.

Equipe multidisciplinar

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) em IST/AIDS, localizado junto a Vigilância Epidemiológica, atende 33 municípios da 11° Coordenadoria Regional de Saúde, prestando atendimento multidisciplinar a mais de 500 pacientes. Conta com uma equipe composta por Médico Infectologista, Enfermeira, Farmacêutica, Psicóloga, Assistente Social, Nutricionista e Técnico de Enfermagem. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h.

Conforme a enfermeira Andressa Vedovatto, coordenadora do setor, a adesão ao pré-natal tanto pela gestante como pelo seu parceiro, reduz significativamente as chances de transmissão vertical do HIV para o feto e para o recém-nascido devido às intervenções durante a gestação, parto e amamentação. Além disso, o tratamento precoce para as pessoas já infectadas garante uma melhor qualidade de vida e evita consequências futuras relacionadas ao HIV/AIDS.

Segundo a coordenadora da Vigilância, Ana Zaions o dia 1° de dezembro, dia Mundial de Combate à AIDS, sinaliza a Campanha do Dezembro Vermelho voltada para a prevenção do HIV/AIDS tem o intuito de orientar e informar a população quanto a prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Interrompendo a cadeia de transmissão do vírus e impedindo a evolução da doença e suas sequelas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE