Prefeitura de Erechim inicia nova formação para servidores públicos

Segunda edição de curso que tem parceria com a Uergs trabalha liderança, inteligência emocional, comunicação e cooperação entre equipes.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 03/09/2026 08:18 - Atualizado em 03/09/2026 08:23

O que acontece quando um servidor público se sente mais preparado para ouvir, comunicar, liderar e resolver problemas? Quem ganha é toda a cidade. É com essa perspectiva que a Prefeitura de Erechim iniciou, nesta quarta-feira (2), a 2ª edição do curso de formação “Desenvolvimento de Competências no Serviço Público”, voltado aos servidores municipais.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Administração, por meio da Diretoria de Gestão e Aperfeiçoamento de Pessoas e da Escola de Gestão, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Com 20 horas de formação, o curso busca desenvolver competências comportamentais e técnicas capazes de refletir diretamente na rotina dos profissionais e, consequentemente, na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Fotos: Milena Mezalira – Comunicação PME

Formação vai além da teoria

Realizados na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social, os encontros apostam em uma metodologia dinâmica e participativa. Os servidores participam de exposições dialogadas, dinâmicas de grupo, estudos de caso, exercícios de autoconhecimento e comunicação, além de atividades práticas e simulações.

A formação é dividida em cinco módulos e aborda temas considerados fundamentais para o ambiente de trabalho: cooperação entre equipes, inteligência emocional no serviço público, liderança, grupos e equipes de trabalho e comunicação nas organizações públicas.

As atividades seguem até 29 de outubro.

Desenvolvimento pessoal para fortalecer o serviço público

Além dos conhecimentos técnicos, a capacitação estimula o desenvolvimento de habilidades que influenciam diretamente as relações profissionais, como empatia, criatividade, confiança, cooperação, comunicação e inteligência emocional.

A proposta é fortalecer uma cultura organizacional mais colaborativa, humana e inovadora, preparando os servidores para enfrentar os desafios do cotidiano e responder às demandas da comunidade com cada vez mais eficiência e sensibilidade.

Para a secretária de Administração, Aline da Costa, a formação continuada representa um investimento que ultrapassa os limites da própria Prefeitura.

“Investir na qualificação dos nossos servidores é investir diretamente na qualidade do serviço público. Esta formação proporciona momentos de aprendizado, reflexão e troca de experiências, contribuindo para que os profissionais estejam cada vez mais preparados para os desafios do dia a dia e para atender às demandas da população com eficiência, responsabilidade e humanização”, destaca.

Um investimento que chega até o cidadão

Ao apostar no desenvolvimento dos profissionais, a Prefeitura busca fortalecer o servidor como agente de transformação social.

A lógica é direta: servidores mais preparados têm mais ferramentas para trabalhar em equipe, lidar com situações desafiadoras, melhorar a comunicação e oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado.

No fim das contas, investir em quem faz o serviço público acontecer todos os dias é também investir em quem está do outro lado: o cidadão.