Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura de Erechim em busca da regularização urbana

Município irá organizar curso sobre REUR aos servidores realizado pela Escola Superior de Direito Municipal (ESDM)

Redação AU Online / Com informações da prefeitura de Erechim
por  Redação AU Online / Com informações da prefeitura de Erechim
11/08/2022 17:33 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, visitaram nesta semana  a Escola Superior de Direito Municipal (ESDM), em Porto Alegre. 

Objetivo do encontro foi organizar a possibilidade da realização de curso sobre Regularização Urbana (REURB) para os servidores da Prefeitura Municipal de Erechim.

Prefeito e secretário, foram recebidos pelo diretor geral da instituição, Alexandre Marder, e a procuradora-chefe da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária da PGM Porto Alegre, Simone Somensi.

“Atualmente, o município de Erechim tem mais de 1000 famílias em áreas ocupadas e em situação irregular o que prejudica de muitas formas as próprias pessoas nesta situação”, afirma o prefeito Paulo Polis.

Segundo o prefeito o objetivo do curso é capacitar os servidores públicos sobre Regularização Urbana, para em seguida, iniciar o processo de regularização que só beneficiará a comunidade nesta situação. 

“Isso porque, o imóvel passa a ser regular, ter um dono legítimo, que pode assim vender este imóvel, transferir, alugar, herdar o imóvel com segurança jurídica”, afirma o prefeito.

Além disso, Polis destaca que o lote e a casa passam a ter em média 50% de valorização a mais que um lote irregular. 

“O município pode desta forma fazer melhorias nas ruas e instalar praças, escolas, calçadas e calçamentos”, comenta.

O REURB é a regularização de assentamentos humanos clandestinos ou irregulares, ocupações ordenadas ou desordenadas, como por exemplo posses, condomínios, loteamentos e incorporações ilegais, situados em núcleos informais com o uso e características urbanas, mesmo que situados em zonas rurais comprovadamente existentes até 22/12/2016 regrados pela Lei Federal 13.465/2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE