Prefeitura de Erechim alinha ações sobre LGPD com nova comissão setorial

Reunião no Salão Nobre apresentou responsabilidades dos encarregados e definiu próximos passos para fortalecer a cultura de proteção de dados no município.

Por Redação/ Comunicação PME Publicado em 12/09/2025 09:50 - Atualizado em 12/09/2025 09:54

A Prefeitura de Erechim realizou, na tarde de quinta-feira (11), no Salão Nobre, uma reunião estratégica para alinhar ações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O encontro teve como objetivo principal apresentar à nova comissão setorial o papel de cada integrante dentro das secretarias municipais no cumprimento das diretrizes da legislação.

A atividade foi conduzida pelo secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, e pela chefe de Gabinete da pasta e encarregada de Dados Gerais da Prefeitura, Bruna Rampanelli. Na ocasião, foi destacada a importância de estruturar uma atuação conjunta e contínua em torno da proteção e tratamento adequado das informações pessoais sob responsabilidade do poder público.

Foto: Karine Heller – Comunicação PME

Durante a reunião, ficou definido que cada encarregado setorial deverá elaborar e entregar um inventário de dados, que servirá de base para a atualização dos documentos exigidos pela LGPD. Além disso, serão realizados treinamentos específicos em todas as secretarias, com o intuito de disseminar boas práticas e fortalecer a cultura de proteção de dados no serviço público.

“Estamos estruturando um trabalho contínuo, que vai garantir mais segurança e responsabilidade no tratamento das informações. A LGPD já está em vigor e exige que o poder público esteja preparado”, afirmou Edgar Marmentini.

Bruna Rampanelli reforçou que a Prefeitura também pretende promover campanhas de conscientização. “É fundamental que cada servidor compreenda seu papel nesse processo. Precisamos agir com cuidado e responsabilidade em relação aos dados que são tratados diariamente”, destacou.

Foto: Karine Heller – Comunicação PME

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a transparência, a segurança da informação e o respeito à privacidade dos cidadãos, conforme estabelece a legislação federal.