Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Ascom
Cidade

Prefeitura de Erechim alerta sobre a irregularidade da reciclagem clandestina

Hoje o serviço de reciclagem é realizado por cinco associações conveniadas com a Prefeitura.

Ascom
por  Ascom
14/05/2021 14:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, alerta sobre meios irregulares para o recolhimento de lixo seco no município. Atualmente, a pasta do Meio Ambiente, através de empresa contratada, é a responsável pela coleta e entrega do material reciclável aos recicladores, sendo que hoje o serviço de reciclagem é realizado por cinco associações conveniadas com a Prefeitura.

Entre elas, a Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN), localizada no Bairro Progresso, a Associação Reciclando Pela Vida, no Bairro Novo Horizonte, a Associação de Recicladores Filhos da Natureza (ARFIN), instalada no Bairro Presidente Vargas, a Associação de Catadores Reciclando a Favor da Natureza (ACRFN), localizada no Bairro Morada do Sol e a Associação Cidade Limpa, que tem seu pavilhão instalado na BR 153.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, essas associações recebem todo lixo seco, proveniente da coleta domiciliar, realizam a triagem e a venda do material reciclável. “São em torno de 100 recicladores e 70 famílias que sobrevivem diretamente da reciclagem do lixo seco, por isso fizemos um alerta à população, de que a coleta do lixo seco é feita pelo caminhão do lixo da empresa contratada. Ou seja, qualquer outra forma de recolhimento é considerada irregular”, explica Cristiano.

A coleta é amparada na Legislação Municipal 4.581/2018, que diz que a coleta de resíduos sólidos somente poderá ser realizada pelo município ou por empresa com a concessão do município para essa atividade, ficando vedada a realização de coleta de resíduos sólidos por pessoas físicas e/ou jurídicas, em vias públicas e/ou lixeiras residenciais e comerciais.

“Pedimos, em nome da Administração Pública Municipal, bem como em nome das famílias que tem a sua geração de renda na reciclagem e para a preservação do meio ambiente, a colaboração de todos os cidadãos para que coloquem o lixo, devidamente separado, nos dias e horários em que o caminhão passa, e que não despejem nos canteiros centrais. Esse hábito favorece para que o lixo reciclável chegue até as associações e que não seja coletado pela reciclagem clandestina”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE