Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura de Concórdia transporta mais de 200 mil litros de água em 2 dias devido a falta de chuva

O último dia em que houve precipitação, conforme a Embrapa, foi em 26 de fevereiro. E a previsão não é nada otimista.

Rádio Rural
por  Rádio Rural
09/03/2020 13:42 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o agravo na situação de chuva apontado pela previsão do tempo, começa a preocupar ainda mais o quadro de estiagem em Concórdia. Não há precipitação há cerca de dez dias, o que deixa o município em alerta ainda maior para esta condição. O nível dos rios também segue em situação grave, conforme a Epagri/Ciram, órgão estadual que faz acompanhamento meteorológico.

De acordo com o relatório da última sexta-feira, dia 06, dos cinco pontos de Concórdia monitorados pelo órgão, apenas dois estavam normais. Dos três locais preocupantes, o menos grave era o ponto da Rua Vitório Celant, no centro da cidade. A Foz do Rio Claudino, na rua Osvaldo Zandavalli, e o Montante da Barragem, em São Cristóvão, eram os dois pontos na classificação de emergência, a pior do órgão.

Quem mais sofre com essa falta de chuva é o campo. O interior de Concórdia vive uma fase complicada há mais de dois meses. A chuva esporádica até ajuda na manutenção de algumas culturas, mas outras sofrem, assim como os animais, que são os mais afetados com a atual condição. Diante disso, prefeitura e BRF prosseguem com o transporte de água, com aumento no número de pedidos.

Conforme as informações da administração municipal, somente entre quinta e sexta da semana passada, foram 20 cargas transportadas, o que dá um total de praticamente 240 mil litros somente nestes dois dias. No total, já são quase 40 famílias sendo atendidas em comunidades como KM 11, Cachimbo, Planalto, Presidente Juscelino e Lajeado dos Pintos. A água é utilizada, inclusive, para consumo humano.

Conforme o acompanhamento diário da Embrapa Suínos e Aves, a chuva em Concórdia é escassa há pelo menos dez dias. O último dia em que houve precipitação, conforme a empresa, foi em 26 de fevereiro. E a previsão não é nada otimista. Ela aponta para mais dias de tempo seco e bastante calor. A expectativa é que uma chuva mais consistente ocorra apenas no fim desta semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE