Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura de Concórdia entrega ABTR ao Corpo de Bombeiros Voluntários

O Programa de Renovação da Frota e Atualização de Equipamentos termina em fevereiro/22 com mais duas viaturas zero km: um caminhão fora-de-estrada, especial para combate a incêndio florestal e uma ambulância.

Redação
por  Redação
10/10/2021 09:41 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia vai incorporar mais um novo veículo em sua frota. A prefeitura havia programado para a manhã deste sábado(9) a entrega de um ABTR – Auto Bomba Tanque e Resgate e transferiu a solenidade para a próxima semana por causa do mau tempo. O moderno veículo de combate a incêndios, salvamentos e resgates, foi montado sobre um chassi Volvo FH 460, zero km. O veículo foi montado pela TRIEL-HT Erechim e será entregue já equipado. O investimento do município foi de R$ 1,75 milhão. Esse é o segundo Volvo FH 460 adquirido pelo Programa de Renovação da Frota.

O novo ABTR tem tanque com capacidade para 5 mil litros de água e bomba de fabricação americana com capacidade de mil galões por minuto, equipamento que pode ser usado na pressurização de redes hidráulicas de prédios de grandes alturas. Também está equipado com sistema de tanque de LGE - Liquido Gerador de Espuma e tanque com capacidade para 300 litros.

Além dos equipamentos primários, como mangueiras, esguichos, torre de iluminação, canhão de chão e canhão monitor, o veículo está equipado com cilindros de ar respirável dotado de EPR – “sensor de homem morto” e detector de gases. O Corpo de Bombeiros de Concórdia já possui outros dois veículos semelhantes, também adquiridos no Programa de Renovação e Padronização da Frota.

O novo caminhão ainda não aparece nessa imagem.

O Programa de Renovação da Frota iniciou em 2019 e vai ser concluído no início de 2022 quando recebe um caminhão traçado, montado e equipado para combate a incêndio florestal e mais uma ambulância.

A Associação de Bombeiros Voluntários de Concórdia é presidida por Milton Peruzin, integrante da primeira turma de bombeiros, formada em 1982. Peruzin foi reeleito em 2020 e ao concluir o segundo mandato estará terminando também uma verdadeira reengenharia na instituição, fortalecida também economicamente e com mais de 100 bombeiros em serviço.

Quando concluída a renovação da frota e a atualização de equipamentos, o chamado “Trem de Socorro” do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia terá 5 caminhões equipados com tecnologia de ponta, quatro ambulâncias e uma viatura de resgate. Não entra nessa conta o ABT 01, o primeiro caminhão de combate a incêndios da instituição, um Ford F-700 que entrou em serviço em 1982, agora aposentado, mas em estado impecável de conservação.

Para a operacionalização desses veículos o Corpo de Bombeiros Voluntários de concórdia mantém no plantão 24h um grupo de no mínimo 10 bombeiros, telefonista e rádio operador, que se somados ao administrativo, comando e instrução, exige no quartel o trabalho permanente de um grupo com no mínimo diário de 20 profissionais no quartel.

O comandante Alexandre Grolli, responsável pela operacionalização, fala com orgulho da relação da instituição com a comunidade. Há 42 anos o sonho de ser bombeiro para muitos em Concórdia vem de berço. A Divisão de Ensino e Instrução mantém atualmente 178 jovens na Escola de Bombeiro Mirim e Aspirante. Outros 16 adultos estão em formação no curso preparatório com duração de dois anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE