Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura de Aratiba garante assistência a produtor rural diante da estiagem

Governo Municipal se mobiliza para que campo tenha assistência diante dos problemas gerados pela falta de chuvas

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
04/02/2022 16:10 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

As perdas geradas pela estiagem, especialmente no campo, tem mobilizado o Poder Executivo de Aratiba. A prefeitura acaba de ter um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores que tem como objetivo autorizar a isenção de cobranças nos serviços de inseminação e sêmen bovino convencional, referentes ao Programa Genética de Qualidade.

Os benefícios da lei terão vigência pelo período de seis meses, ou enquanto perdurarem os motivos que ensejaram a emissão do Decreto Municipal de Emergência, nº 2.789, de 28 de dezembro de 2021.

A isenção se aplica a valores vencidos e vincendos, desde que decorrentes da aquisição de sêmen e inseminações dentro do exercício de 2022 e regulado nos termos da Lei Municipal nº 4.541, de 07 de Outubro de 2021.

Em caso de produtores que tenha adquirido sêmen e inseminação no presente exercício e eventualmente já pago à Fazenda Municipal o valor correspondente, terão direito a receber a mesma quantidade de sêmen e inseminações sem qualquer custo.

Vale ressaltar que não poderão receber os benefícios desta lei os produtores que estiverem em débito com a Fazenda Municipal.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Embora a precipitação dos últimos dias, ainda são muitas as famílias que precisam de abastecimento de água no interior de Aratiba, seja para consumo humano ou animal.

O secretário de Agricultura de Aratiba, Joarez Miechuanski, salienta que somente em janeiro, mais de 400 cargas de água já foram transportadas até as propriedades no interior do município, atendendo mais de 130 famílias e totalizando cerca de 4 milhões de litros entregues.

Esta água é em partes para consumo humano e também para consumo animal. Joarez destaca que a prefeitura vem fazendo um grande esforço, reunindo mais secretarias na busca de amenizar os impactos da estiagem pelo interior.

Aumento da capacidade de vazão de poços artesianos e drenagem de fontes estão ampliando a capacidade de entrega de água às famílias.

“Temos uma demanda muito grande em função da seca e estamos trabalhando sem medir esforços, todos os dias da semana, para garantir que nenhuma família fique sem água neste período”, enfatiza Joarez.

A prefeitura está isentando ainda a cobrança de vários serviços realizados com máquinas do município para ajudar a amenizar os prejuízos ocasionados pela estiagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE