Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prefeitura confirma aluguel das instalações que eram do Colégio Barão do Rio Branco

A nova escola vai se chamar EMEI Barão do Rio Branco e terá capacidade de 500 vagas para educação em tempo integral ou mais de mil em tempo parcial.

Ascom
por  Ascom
22/01/2021 11:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Erechim, Paulo Polis e a secretária de Educação, Verenice Lipsch, confirmaram em uma reunião na tarde de quinta-feira (21), com o proprietário do prédio que abrigava o Colégio Barão do Rio Branco, a locação do espaço, para abertura de uma Escola de Educação Infantil, que deve ajudar a suprir a alta demanda por vagas nessa área, que hoje chega entorno de 1300 crianças.

A nova escola vai se chamar EMEI Barão do Rio Branco e terá capacidade de 500 vagas para educação em tempo integral ou mais de mil em tempo parcial. “Nesse primeiro momento, vamos trabalhar para viabilizar a escola em tempo integral que é uma necessidade da comunidade”, explica a secretária de Educação, Verenice Lipsch. Uma comissão foi montada para avaliar o prédio, a viabilidade e o custo do aluguel. A locação terá um valor mensal de 33 mil reais que será pago com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). A partir de agora, a Secretaria de Educação vai encaminhar a documentação necessária, definir a equipe da nova escola, e também avaliar a possibilidade da compra da mobília do antigo colégio, que ainda está no espaço e será leiloada. A meta é contar com a nova escola para o ano letivo de 2021, que deve iniciar no mês de março. “Vamos viabilizar a comprar dos móveis, assim poderemos atender a demanda de vagas da população o mais rápido possível. Faremos as adequações necessárias para atender apenas a Educação Infantil na nova escola”, pontua a secretária de Educação. A secretaria também deve encaminhar a contratação emergencial de professores, para atender a demanda da nova escola e de outras existentes, visto que não é feito concurso no município desde 2015.

O Colégio Barão do Rio Branco fechou em janeiro de 2020. O prédio que abrigava a Igreja, não faz parte do prédio da escola, que foi leiloado ainda no ano passado e comprado pelo atual proprietário. O prefeito Paulo Polis, comemorou a agilidade dos trâmites, o que vai possibilitar atender a demanda dos pais que precisam de vagas para os filhos. “Vamos devolver a Escola Barão para Erechim, é um aluguel com preço justo, e que principalmente, vai suprir uma carência social que é muito importante na área de vagas da Educação Infantil”, finaliza.

Retorno das aulas

Depois de um ano letivo completamente atípico, que foi concluído no dia 12 de Janeiro, a Secretaria de Educação prepara a volta as aulas presenciais, nesse primeiro momento, de forma escalonada, conforme definido pelo Governo do Estado. A previsão de início é para o mês de março. “Nosso objetivo é retornar com as crianças e estudantes, mas dependemos das orientações dos órgãos da saúde e do Decreto do Governador. Estamos nos organizando para atender com todos os protocolos, com o cuidado a vida. Vamos trabalhar isso junto com os secretários da AMAU”, esclarece a secretária de Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE