Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura apresenta áreas para melhorias urbanas e o programa municipal Escritura na Mão

Representantes da Comissão de Regularização Fundiária (REURB) falaram sobre áreas que podem receber melhorias, regularização fundiária e a importância do profissional em todos estes processos

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
26/03/2024 09:16 – atualizado há 13 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Integrantes da Comissão de Regularização Fundiária (REURB) se reuniram, na sexta-feira (22), com professores e universitários da URI Erechim para apresentar as áreas do município que podem receber melhorias e como se formam os loteamentos. Estavam presentes acadêmicos do curso de arquitetura, direito, engenharia, e, na ocasião, eles também detalharam o programa municipal Escritura na Mão, que está relacionado ao assunto e visa fazer a regularização fundiária de 5.000 imóveis em situação irregular no município.

A Comissão de Regularização Fundiária (REURB) da Prefeitura de Erechim é formada por representantes da Secretaria de Planejamento, Obras, Habitação, Meio Ambiente, Assistência Social, Fazenda, Gestão e Governança, Administração e Procuradoria-Geral, e, envolve, também, o Tribunal de Justiça e o Registro de Imóveis, e a possibilidade de um convênio com a universidade para se somar neste projeto social e econômico.

A secretária adjunta de Planejamento e coordenadora do REURB, Aline Prichua, explica que, numa primeira etapa, o programa municipal Escritura na Mão vai trabalhar com 980 áreas ocupadas em situação irregular no município, beneficiando 17 bairros de Erechim e cerca de mil famílias. “Saber lidar com as pessoas é muito importante para conseguir avançar profissionalmente, principalmente, nas questões de melhorias urbanas e de regularização”, observa a secretária adjunta.

“Milhares de famílias serão beneficiadas com este trabalho muito complexo e toda ajuda será bem-vinda, como uma parceria entre Poder Público e universidade. Esta política pública de regularização fundiária vai melhorar as condições habitacionais e urbanísticas, traz dignidade a estas famílias que passarão a ter, efetivamente, a propriedade do imóvel. Consequentemente, isso terá reflexos na economia, porque elas começam a ter segurança para investir na casa própria o que valoriza o espaço urbano, incentiva novos negócios, financiamentos, enfim, promove o desenvolvimento social e econômico”, observa a secretária.

Conforme dados da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, a regularização fundiária valoriza o imóvel. “Além disso, a partir dela, com a legalização dos bens, a prefeitura poderá fazer as melhorias necessárias no espaço urbano da localidade regularizada. A regularização só beneficia as famílias e, também, o desenvolvimento social e econômico do município”, observa o prefeito de Erechim, Paulo Polis.

Como vai funcionar

O programa ‘Escritura na mão’ vai regularizar assentamentos humanos clandestinos ou irregulares, ocupações ordenadas ou desordenadas, como, por exemplo, posses, condomínios, loteamentos e incorporações ilegais, situados em núcleos informais, com o uso e características urbanas, mesmo que situados em zonas rurais comprovadamente existentes até 22/12/2016 regrados pela Lei Federal 13.465/2017 e a Lei municipal 7 084/22.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE