SAÚDE

Prefeito Paulo Polis trata da ampliação da UTI Pediátrica e do Programa SER MULHER em agendas na capital

Segundo Polis, o complexo de UTIs do hospital está passando por uma reestruturação completa, com a reforma da área já existente para abrigar 10 leitos de UTI Neonatal e a criação de 10 novos leitos de UTI Pediátrica.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 02/07/2025 15:17 - Atualizado em 02/07/2025 15:23

Nesta quarta-feira (2), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, cumpriu uma série de agendas institucionais na Secretaria de Estado da Saúde, em Porto Alegre. Durante a visita, reuniu-se com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e com a diretora de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Wasem Fagundes.

Entre os temas abordados, destaque para o Programa SER MULHER e a ampliação da UTI Pediátrica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). Segundo Polis, o complexo de UTIs do hospital está passando por uma reestruturação completa, com a reforma da área já existente para abrigar 10 leitos de UTI Neonatal e a criação de 10 novos leitos de UTI Pediátrica.

As duas novas UTIs já possuem todos os equipamentos necessários, adquiridos majoritariamente com recursos do Programa Avançar RS ainda em 2022, como camas, incubadoras, respiradores, monitores e bombas de infusão”, explicou o prefeito.

A obra contempla também a reforma do corredor e da sala de espera do segundo pavimento da unidade. Com a finalização das melhorias, o complexo hospitalar contará com 40 leitos de UTI: 20 para adultos, 10 neonatais e 10 pediátricos.

A previsão é de que o serviço entre em operação entre julho e agosto de 2025, com financiamento garantido por meio de recursos estaduais, emenda parlamentar e contrapartida da URI pelo curso de Medicina, via COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde).

O Santa Terezinha é o maior plano de saúde regional, e obras como essa são fundamentais para garantir atendimento de qualidade à população. Nada disso seria possível sem parcerias. Agradecemos ao Governo do Estado e demais envolvidos pelo apoio ao fortalecimento da saúde pública”, destacou Polis.