Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Joel Vargas/ALRS
Cidade

Prefeito Paulo Polis se reúne com o presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha na Capital

Em pauta, a realização de mutirão de cirurgias eletivas que estão represadas em razão da pandemia da Covid-19.

Ascom
por  Ascom
13/08/2021 16:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Durante cumprimento de agendas na Capital do Estado, o prefeito de Erechim, Paulo Polis esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, deputado Gabriel Souza nesta sexta-feira (13). Em pauta, a realização de mutirão de cirurgias eletivas que estão represadas em razão da pandemia da Covid-19.

Conforme explica o prefeito, o presidente da Assembleia Legislativa, anunciou esta proposta para reduzir as filas de espera por cirurgias no Rio Grande do Sul. “A proposta visa organizar um mutirão para a realização de procedimentos eletivos represados em consequência da pandemia de Covid-19 no Estado. Para isso, prevê o custeio dos serviços com recursos financeiros das privatizações de empresas públicas efetuadas pelo Governo do Estado recentemente”, esclarece Polis.

Foto: Joel Vargas/ALRS

A iniciativa considerou o estudo encomendado pelo Legislativo, em parceria com o Cremers, por meio de termo de cooperação, e realizado pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO) em julho, que identificou a necessidade de atendimento da demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias que não foram realizados entre 2020 e 2021.

“O que estamos sugerindo é um programa de mitigação da fila de espera já no segundo semestre deste ano, por meio do repasse de recursos extraordinários das privatizações para os hospitais conforme suas produções”, explicou o presidente Gabriel Souza. Ele informou que já tratou do assunto com o governador Eduardo Leite que, assim como a secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann, foi receptivo à proposição.

O prefeito Polis reforçou o compromisso de Erechim com a saúde pública e a preocupação em diminuir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, exames e consultas na Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE). “Estamos solicitando esse recurso do Estado para a realização de mutirões de cirurgias eletivas em Erechim, para que as demandas represadas possam ser atendidas, sem deixarmos de dar a devida atenção aos atendimentos necessários à Covid, bem como à vacinação para contermos o avanço da doença”, disse o prefeito.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE